O que é uma autarquia territorial?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Autarquias Territoriais são os territórios, não se confundem com as autarquias administrativas e não compõem a Administração Indireta. mandato a prazo certo, exercendo-o em mandatos fixos. a duração do mandato não pode ultrapassar a legislatura do Presidente.

Autarquia é um termo bastante amplo, que pode ser aplicado em diversas áreas do conhecimento como economia e administração pública. O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), por exemplo, responsável pela previdência social, é uma autarquia federal.

Uma autarquia é criada para promover a descentralização do poder estatal, através do controle das obrigações e direitos.

Autarquias

  • Banco Central do Brasil - BCB.
  • Comissão de Valores Mobiliários - CVM.
  • Superintendência de Seguros Privados - Susep.
  • Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc.
  • Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI.
  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro.
  • Sup.

O que é Autarquia:
Autarquia significa poder absoluto. É o tipo de governo em que uma pessoa ou um grupo de pessoas concentram o poder sobre uma nação. Autarquia é quando o Estado tem total autonomia sobre si próprio, é auto-suficiente.

Em suma, as autarquias são empresas que prestam serviços de carácter social e desempenham atividades de funções públicas, com organização e administração própria e sem vínculos políticos em suas decisões enquanto instituição.

É o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada. Artigo 5º do Decreto-Lei nº 200/67.

As autarquias sofrem o controle finalístico (tutela administrativa ou supervisão ministerial) por parte da Administração Pública direta. Além do controle finalístico, também sofrem controle por parte dos Tribunais de Contas.

O patrimônio da autarquia é considerado bem público, obtendo também as vantagens pertinentes aos bens públicos, como a impenhorabilidade (não podendo ser penhorados como garantia a possíveis credores); a imprescritibilidade ( os bens não podem ser adquiridos por meio de usucapião); não podem ser objetos de direitos ...

Por ser sujeito de direitos e obrigações, a autarquia responde por seus próprios atos. Apenas em caso de exaustão de seus recursos é que será trazida a responsabilidade do Estado.