Quem quer emagrecer pode comer molho de tomate?

Perguntado por: rferreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 11 votos

Com apenas 25 calorias por unidade e pouca gordura, o tomate está sempre na lista de alimentos indicados para as dietas de emagrecimento. Além disso, tem propriedades diuréticas contribuindo para diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos.

Portanto, se você optar por um molho de tomate ou extrato de tomate com ingredientes naturais, baixo teor de sódio e sem aditivos indesejáveis, os dois podem ser incorporados a uma dieta saudável.

Em resumo, molhos industrializados podem ser sim prejudiciais à saúde, principalmente se consumidos em excesso e com frequência, mas há opções mais saudáveis disponíveis no mercado. O ideal é consumi-los com moderação e escolher marcas que utilizem ingredientes mais saudáveis em suas fórmulas.

O produto mais saudável é o tomate pelado, que não chega a ser um molho em si.

- Se estivermos preocupados com o controle de peso, o mais indicado é a utilização de massas sem recheio (como penne, fusili ou talharim) com molho de tomate. Além disso, não se deve acrescentar porção de proteína ou queijo ao prato para não aumentar o valor calórico total - Cristiane.

PREDILECTAExtrato de Tomate Predilecta Zero
É o caso dos molhos de tomate, dentre ele, esse extrato de tomate. Essa e a verão zero, sem adição de açúcar e de sal, e com baixo valor energético. É a opção ideal para quem tem alguma restrição alimentar.

O molho é feito com o fruto processado e temperado, pronto para o consumo. Já a polpa e o extrato são feitos apenas com tomate processado e sal; a diferença é que o extrato é mais concentrado e pode precisar ser diluído antes de cozinhar.

Qual é mais saudável? Apesar de mais concentrado, o extrato de tomate possui uma quantidade de nutrientes muito inferior ao molho. Isso se deve ao alto cozimento da fruta para o preparo.

O molho de tomate tem açúcares e gorduras que se impregnam facilmente nas fibras dos tecidos ou de materiais como plástico e couro. Dá para recorrer diretamente aos tira-manchas disponíveis no mercado, mas também a produtos como detergente neutro, sabão em pó ou água oxigenada.

“Ela possui propriedades antioxidantes, que retardam o processo de envelhecimento das células, e pode até mesmo melhorar a qualidade da urina. Além disso, é rica em potássio e vitaminas C, A e K, cujos benefícios são sentidos principalmente na coagulação sanguínea, visão, pele e cabelo.

A sugestão de Renata é optar por molho de tomate orgânico. "Eles combinam tomates cultivados ecologicamente com ingredientes igualmente saudáveis, como sal marinho e ervas aromáticas, sendo assim menos calóricos e mais saborosos, além de conterem mais licopeno do que os molhos convencionais", diz a médica.

Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia. Lembre-se apenas de combinar o escolhido com quantidades adequadas de outros nutrientes — e, se possível, contar com a ajuda de um profissional.