Quem pode ser considerado filho de Deus?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Com efeito, não recebestes um espírito de escravos, para recair no temor, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, pelo qual clamamos: Abba! Pai! O próprio Espírito se une ao nosso espírito para testemunhar que somos filhos de Deus.

“Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus” (Mateus 14:33). Quando Jesus perguntou a Seus discípulos: “Quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:15, 16).

O título “Filho de Deus” é um título messiânico, próprio do An- tigo Testamento, para indicar o “rei”.

Ser uma filha de Deus significa que foram geradas por Deus e que são literalmente descendentes de um Pai Divino, tendo herdado atributos e potencial eternos. Ser uma filha de Deus também significa que nasceram de novo, passando de um “estado carnal e decaído para um estado de retidão”.

Dizer que Jesus é o Filho de Deus significa, pois, que veio de Deus (João 13:3) e que tem a natureza de Deus, como também Sua autoridade e Seus direitos. “Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo” (1 João 4:9).

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

1 E havia entre os fariseus um homem, chamado aNicodemos, príncipe dos judeus. 2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus, porque ninguém pode fazer esses sinais que tu fazes, se aDeus não for com ele.

Jesus se intitula o Filho de Deus, que estaria mais ligado a Deus, enquanto que o Filho do Homem se ligaria mais à humanidade. Jesus disse a Nicodemos: "Ora ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu - o Filho do Homem [que está no céu]" (João 3:13).

Deus é nosso pai tanto no sentido natural quanto no sentido espiritual. Todos os seres humanos são filhos de Deus, pois Ele nos criou à sua imagem (Gênesis 1:27).

Filho designa o descendente direto do respectivo pai ou mãe. Na Bíblia aparecem diversos títulos que se referem a filho, sendo os mais importantes: "Filho do Homem" ou "Filho de Deus" ou "Filho Unigênito.