O que diz o salmo 17 8?

Perguntado por: acavalcanti5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 10 votos

8 Guarda-me como à menina do olho, esconde-me debaixo da sombra das tuas asas, 9 Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me cercam.

Deus sabe o quanto somos frágeis e protege-nos como a menina dos seus olhos. Ele sabe que todo o ser humano é precioso, por isso, enviou o Seu Filho para nos redimir da condenação eterna. Esta é a prova de como Deus nos trata com tanto cuidado e amor.

Dt 32.10 afirma que Deus cuida e protege como se fossemos a menina dos seus olhos. Neste caso, menina dos seus olhos é uma linguagem figurada, um símbolo de amor e cuidado. Menina dos olhos representa algo precioso pelo qual deve haver cuidado. Este algo precioso somos nós, é a vida que recebemos de Deus.

O Salmo 17 é uma oração de Davi pela proteção divina. O estudo bíblico do Salmo 17 mostra que de fato os crentes podem recorrer a Deus em busca de socorro e proteção, pois Ele não desampara àqueles que lhe pertencem. Esse salmo mostra que o Senhor é o refúgio do seu povo.

Salmo 27. "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? * 2 Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.

Salmo de Davi para o músico-mor, sobre aGitite. 1 Ó Senhor, nosso Senhor, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! 2 Tu suscitaste força ada boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar o inimigo e o vingador.

Existe na realidade duas bênçãos sobre o sono: a de dormir e a de acordar. O Senhor nos sustenta, não apenas quando estamos acordados, mas também quando estamos dormindo. O versículo 8, do Salmo 4, diz assim: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”.

E como será que Deus nos vê? Segundo a Bíblia, o Criador nos vê como a menina de seus olhos, pois somos o centro de sua atenção. Também o rei Davi clamou ao Senhor (Sl 17,8) para o guardar como a menina de seus olhos, o que significa que temos tanto valor quanto as pupilas de Deus.

Olhos voltados para o alto e direita significam experiências passadas; Olhos voltados para baixo e esquerda dizem sobre momentos de emoção e sensações cinestésicas; Olhos voltados para baixo e direita são reservados a diálogos internos e um momento de audição passiva.

No livro de Salmo lemos a oração do rei Davi: “Guarda-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas” (Salmo 17:8).

O livro de Salmos é uma coletânea de cânticos presente na Bíblia hebraica e no Antigo Testamento da Bíblia cristã. O estudo bíblico de Salmos revela a variedade de características, temas, gêneros e autores que há no livro. Dessa forma, seus cânticos fornecem um modelo de adoração adequado à diversas situações.

As mensagens do salmos expressam como Deus age e como o crente deve se manter fiel às virtudes ensinadas pela bíblia e, principalmente, se lembrar como Deus cuida daqueles que são obedientes à sua vontade, dando-lhes bençãos, proteção e livramento.

Verificamos, então, que o Salmo Responsorial é “parte integrante da liturgia da Palavra”; e que a sua “importância litúrgica e pastoral” é ajudar os fiéis na meditação da Palavra de Deus na assembleia.

Jesus Cristo, protege-me e defende-me com o poder de tua Divina Graça e a Virgem de Nazaré me cubra com o sagrado e divino manto, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições; Deus, com sua Divina Misericórdia e grande poder seja o meu defensor contra a maldade e perseguição de meus inimigos.

Salmo 125 - Os que confiam no Senhor...
que não se pode abalar, mas permanece para sempre.

Ordenamos a todos os poderes do mal que voltem imediatamente para o lugar de onde vieram. No nome de Jesus, abençoamos os que nos amaldiçoaram. Enviamos o Espírito Santo a eles, para que os convença de seus pecados e os leves para Sua Luz e os envolva na misericórdia do Deus Vivo.