O que a Medusa tem a ver com abuso?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Verdadeira história: Medusa foi transformada em monstro por ter sido estuprada. Para se vingar de Atena, Poseidon, sem nenhum pudor, decidiu abusar sexualmente de uma das suas devotas mais fieis, a Medusa. Por perder a virgindade, Medusa foi transformada em um monstro e nunca teve sua história contada corretamente.

Na mitologia grega, Medusa era uma criatura representada por uma mulher com serpentes no lugar dos cabelos, presas de bronze e asas de ouro. Simbolicamente, Medusa era trágica, solitária e figura de uma mulher incapaz de amar e ser amada.

A filósofa Márcia Tiburi traz uma reflexão sobre como nos dias atuais vivemos numa espécie de complexo de Perseu, um herói da mitologia grega que matou a gorgona Medusa. No sentido de que a Medusa representa os nossos maiores medos e problemas que não queremos enfrentar.

Só que, culturalmente, ao menos no ocidente, Medusa sempre foi símbolo da raiva feminina: muitas mulheres associam imediatamente seu nome à ira feminina mesmo sem conhecer qualquer detalhe de seu mito. Não à toa, no século XX diversas autoras e grupos feministas adotaram Medusa como símbolo de sua atuação política.

Na narrativa do mito de Medusa conhecemos que foi amaldiçoada por Atena deduzindo que a bela jovem tivesse um caso com Poseidon. O deus se aproveitava da ingenuidade de Medusa, acabou por assediá-la, aparentando outra atitude para Atena.

Os templos gregos eram decorados com imagens da medusa para afastar os maus espíritos. Sendo assim, a tatuagem de medusa retrata tanto a beleza e sedução como a proteção contra o mal. O rosto da medusa também foi adotado como símbolo feminista pois ela foi responsabilizada e punida pelo ato sexual com Poseidon.

A morte de Medusa é o capítulo mais conhecido dessa personagem da mitologia grega. Esse mito se inicia com Dânae, filha de Acrísio, rei de Argos. Ela foi aprisionada pelo próprio pai porque ele recebeu a profecia de que o filho dela o mataria. Zeus entrou na câmara que aprisionava Dânae e a engravidou de Perseu.

O mito da Medusa trás a petrificação dos corpos através do olhar do outro e nesse sentido, faz-se necessário olhar o outro, não como determinação a ser seguida, mas para que possamos através dos olhos dele, quebrar com os cimentos ideológicos que podem custar a nossa própria cabeça.

Certo dia, dentro de um dos templos de Atena – deusa da sabedoria – Medusa teria se deitado com Poseidon – deus do mar -, deixando Atena furiosa. Por conta disso, como punição, a deusa grega Atena decidiu transformar as três irmãs em seres estranhos, com pele escamosa e cobras na cabeça.

Antes disso, era uma bela mulher, que foi estuprada pelo poderoso deus Poseidon no templo da deusa Atena. Mas em vez de Poseidon ser punido, Medusa foi culpada por Atena por profanar seu espaço sagrado. A deusa então a transformou na figura com a cabeça cheia de cobras e um olhar que transforma os homens em pedra.

Prática nada mais é do que lamber ou beijar o ânus do parceiro ou da parceira durante o sexo. Your browser does not support the playback of this video.

e sim um dos significados da tatuagem de medusa é o abuso sexual. porque uma das versões do mito conta que ela foi abusada pelo deus poseidon e foi. no caso é amaldiçoada de maneira injusta.

Atena e Poseidon, seu tio, chegaram a disputar o padroado de uma cidade importante, para isso estabeleceram um concurso: quem desse o melhor presente à cidade ganharia a disputa. Poseidon bateu com seu tridente e fez jorrar água do mar e também fez aparecer um cavalo.

Nesse contexto, aborda-se, neste artigo, o mito grego de Medusa, a sacerdotisa punida por um crime horrendo, que pagou com seu sangue o pecado de ser mulher. Palavras-chave: Medusa.

Górgona
Medusa, obra de Bernini. Museus Capitolinos, Roma
MoradaMonte Olimpo