Quem teve inveja da Medusa?

Perguntado por: iqueiroz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

No mito de Perseu, o herói é enviado por Polidectes, irmão de Dictys e o rei do Serifo, numa busca para lhe trazer a cabeça da Medusa. Este foi um truque porque Polidectes desejava a mãe de Perseu e queria se livrar de seu filho, que não era a favor da relação.

A tragédia entrou em seu destino quando Poseidon, deus dos oceanos, passou a desejar Medusa – e, diante da recusa, a estuprou dentro do templo. Atena, furiosa pelo fim da castidade de sua sacerdotisa, transformou o cabelo de Medusa em serpentes, e lhe rogou a maldição de transformar pessoas em pedra.

No entanto, Medusa é assediada amorosamente por Poseidon, o deus dos mares, cedendo aos seus encantos ao deitar com ele no templo da deusa Atena. Diante disso, Atena transforma seu cabelo em serpentes e seu rosto num horrível semblante capaz de transformar em pedra todos que encontram seus olhos.

Medusa teria sido punida por Atena por ser muito vaidosa, o que incomodava a deusa, mas também teria sido punida por profanar o templo de Atena depois de ter mantido relações com Poseidon, o que fez com que passasse a ter as características pelas quais é conhecida.

Na narrativa do mito de Medusa conhecemos que foi amaldiçoada por Atena deduzindo que a bela jovem tivesse um caso com Poseidon. O deus se aproveitava da ingenuidade de Medusa, acabou por assediá-la, aparentando outra atitude para Atena.

Os templos gregos eram decorados com imagens da medusa para afastar os maus espíritos. Sendo assim, a tatuagem de medusa retrata tanto a beleza e sedução como a proteção contra o mal. O rosto da medusa também foi adotado como símbolo feminista pois ela foi responsabilizada e punida pelo ato sexual com Poseidon.

Medusa é uma personagem da mitologia grega conhecida por ser uma górgona. Medusa não era a única górgona, pois tinha duas irmãs, chamadas Esteno e Euríale. Nos mitos gregos, as górgonas eram seres monstruosos conhecidos por sua ferocidade e pelo fato de que transformavam em pedra todos os que os encarassem.

Durante toda a Era Mitológica, as duas divindades permaneceram como rivais constantes, mas Poseidon quase sempre perdeu as disputas. Quando Zeus abandonou a Terra, deixando Atena governar e vigiar a humanidade, o Deus dos Mares imediatamente se rebelou contra a Deusa, iniciando a primeira Guerra Santa.

Atena possui uma rivalidade com Poseidon . Sua rivalidade com ele começou em Atenas. Ambos queriam ser padroeiros de uma certa cidade, e ofereceram presentes a esta cidade.

Conta a lenda, que Medusa, filha de Fórcis e Ceto (divindades marinhas), era uma linda mulher com asas de ouro, mas, foi castigada por Atena (deusa da sabedoria) por ter feito amor com Poseidon (deus do mar) em um Templo de Atena.

As górgonas tinham aparência monstruosa, com garras enormes, dentes afiados e asas. Uma variação do mito contava que Medusa havia sido uma mulher mortal e belíssima, mas foi punida por Atena por ser vaidosa demais e desrespeitar o templo dessa deusa, do qual Medusa era uma sacerdotisa.

Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades, mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática.

Medusa tinha o poder de transformar em pedra os que olhavam diretamente para ela. Ainda, algumas versões da mitologia afirmam que ela teria sido uma mulher amaldiçoada por Atena e transformada em górgona. Como Medusa era uma górgona mortal, tornou-se alvo de Perseu, um herói que recebeu ajuda dos deuses para matá-la.

Na mitologia grega, Pandora ("a que possui todos os dons", ou "a que é o dom de todos os deuses") foi a primeira mulher, criada por Zeus como punição aos homens pela ousadia do titã Prometeu em roubar aos céus o segredo do fogo.