O que está escrito em Provérbios 16 3?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 5 votos

3 aConfia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. 4 O Senhor fez todas as coisas para si, para os seus próprios fins, e até o ímpio para o dia do mal. 5 Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração; amão a mão, não será inocente.

Como Jesus, quando entregamos nossos planos e obras ao Senhor, estamos dizendo, “Não minha vontade, Pai, mas Sua seja feita”! Oração: Pai, quero que a Sua vontade faça parte dos meus planos. Quero ter como meu alvo a Sua glória. Tenho coisas que quero realizar.

Pensamento: Muitas vezes uma oportunidade nova parece boa aos nossos olhos e a impressão que temos é que tudo vai acabar bem, o problema é que as vezes nossa motivação está errada, e podemos acabar nos afastando da vontade de Deus.

A sabedoria não é uma coisa inata, precisa ser procurada e adquirida. “Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.” “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.

Na nossa relação com Deus, a consagração não tem a ver com cumprimento de obrigações (obediência) e sim com a decisão de fazer mais do que foi pedido ou mandado. É quando fazemos alguma coisa de forma espontânea, simplesmente porque queremos agradar a Deus. Isso era muito comum na vida dos homens de Deus.

Salomão

Contudo, embora Salomão seja considerado o autor de muitos dos provérbios, é melhor ver o livro de Provérbios como uma biblioteca da sabedoria dos israelitas.

Em seus apelos, Provérbios nos lembra que devemos dizer tudo com amor. Nossa igreja precisa ser sempre lembrada de que, quando falamos uns com os outros sobre a busca da santidade e a luta contra o pecado, devemos fazê-lo em amor.

16:4 Esse versículo não sugere que Deus criou pessoas para lançá-las ao inferno. Nenhuma passagem bíblica ensina a doutrina da reprovação. Os homens são condenados por sua própria escolha, não por decreto divino. O provérbio significa que o Senhor tem uma finalidade, um propósito ou objetivo para todas as coisas.

Existe alguma coisa personificada como uma mulher que excede o raro e precioso caráter dos rubis. E este algo sobrepuja qualquer coisa com o qual você pode sonhar como sendo desejável ou necessário para o seu sucesso e a sua felicidade. A sabedoria e o entendimento é este algo importante (Pv 3:13-15)!

16: 5. Incrível que exista alguém que se ache importante a ponto de “diminuir”, desprezar, tratar mal, espezinhar, qualquer de seus semelhantes. Na verdade, existe muita gente assim, infelizmente.

Este versículo em outras versões da Bíblia
7 Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele. 7 Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele.

A maneira mais pura de viver ocorre quando a misericórdia e a verdade se misturam para purificar as nossas vidas. Estes dois elementos de piedade se juntam para tornar os homens perfeitos. E a motivação para buscar e praticá-los é o temor do SENHOR, que nos constrange a abandonar os nossos pecados.

9 O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos.

Consagrar significa separar ou dedicar algo para que se torne sagrado, dedicado a propósitos santos.