O que acontece com uma pessoa que não chora?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Emoção contida não faz bem ao organismo. Pessoas que tentam abafar a emoção podem ter reações físicas, como alteração da pressão arterial, problemas digestivos. Chorar alivia a dor, a tensão e faz bem.

A dormência emocional, ou a apatia, é uma sensação desagradável de vazio emocional. Pessoas que estão vivendo isso tem dificuldade de sentir emoções, desde tristeza e raiva até alegria. Deste modo, elas não conseguem aproveitar as suas experiências de vida nem se conectar com as pessoas.

Algumas pessoas naturalmente possuem mais dificuldade de chorar. Elas não se emocionam com facilidade, ou expressam as suas emoções de outras maneiras. Pessoas introspectivas, por exemplo, não costumam expressar as suas emoções de maneira expansiva, mas isso não quer dizer que elas não sejam capazes de sentir.

Segundo seus cálculos, seria necessário chorar ininterruptamente por 9 dias, sem ingerir nenhum tipo de líquido, para morrer de desidratação. Não é um cenário provável.

A expressão do luto pode se dar por manifestações físicas, como o choro, e emocionais, como tristeza, raiva e ansiedade. Em paralelo também há quem se comporte de maneira silenciosa.

Podemos dizer que quando uma pessoa sente um vazio emocional é como se todas as emoções e sentimentos negativos decidissem se unir e tomar conta, e então é nesse momento que tudo perde o sentido.

É um reflexo psicogênico resultante da interação entre as áreas do sistema límbico do cérebro que regulam a experiência consciente das emoções internas e das respostas fisiológicas. Acredita-se que o choro possibilita o retorno da homeostase do organismo através da liberação de neurotransmissores e hormônios.

Aposte na música – atividades como ouvir música, cantar, dançar e compor são consideradas aliadas da saúde emocional porque ajudam a destravar emoções bloqueadas e expressá-las de maneira saudável. Passe um tempo na natureza – isto reequilibra a energia, acalma a mente e facilita em processos de cura.

Para ser capaz de chorar a qualquer momento, é preciso relaxar, respirar e se concentrar no motivo para as lágrimas. Ao se desligar das distrações, você consegue mergulhar mais nas emoções que está tentando representar. Cubra o rosto com as mãos e dê risada se não se sentir triste.

Como no caso de episódios excessivos de ansiedade e depressão, que são distúrbios psicológicos que podem levar a crises intensas de choro. Essa abundância, inclusive, pode levar à dor de cabeça pela desidratação, já que ao chorar muito, grandes quantidades de água são perdidas, geralmente, sem uma reposição efetiva.

Chorar acalenta
Quando choramos é uma forma de acalentar o coração. É nessas horas que temos sempre em mente que recordar faz bem para a vida, desde que seja de maneira equilibrada.

Através das lágrimas expulsamos o manganésio (mineral que afeta o humor) do organismo e outros químicos que ajudam a reduzir o stresse (a hormona adrenocorticotrófica) ou a dor (a leucina-encefalina). E como quando choramos respiramos fundo, reduzimos o nível de cortisol (conhecido por hormona do stresse).

Pedir para uma criança engolir o choro pode ter consequências negativas em seu desenvolvimento emocional e psicológico. O choro é uma forma de comunicação dos bebês e crianças pequenas, sendo uma manifestação natural de suas necessidades e emoções.