Qual foi a primeira extinção do mundo?

Perguntado por: dflores8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 16 votos

A primeira grande extinção, ocorrida entre os Períodos Cambriano e Ordoviciano, por volta de 488 milhões de anos, destruiu cerca de 70% das espécies existentes no mundo.

Acredita-se que a primeira extinção em massa aconteceu há 550 milhões de anos atrás devido à queda de oxigênio da água. Ela aconteceu no final do período Ediacarano e a vida existente era concentrada no ambiente marinho, é o que revela pesquisa publicada na revista PNAS no último mês.

Uma nova pesquisa aponta que a causa da primeira extinção em massa conhecida na Terra foi a diminuição dos níveis de oxigênio. Isso levou à perda da maioria dos animais perto do final do Período Ediacarano, cerca de 550 milhões de anos atrás.

Em cerca de 4,5 bilhões de anos de existência, o planeta Terra passou pelo menos por cinco grandes extinções em massa. É provável que estejamos presenciando o sexto fenômeno, com o aumento de taxa de seres vivos que deixam de existir.

Cinco extinções em massa

  • Extinção do Ordoviciano-Siluriano.
  • Extinção do Devoniano.
  • Extinção do Permiano-Triássico.
  • Extinção do Triássico-Jurássico.
  • Extinção do Cretáceo-Paleogeno.

A última extinção em massa ocorreu há cerca de 66 milhões de anos, varrendo os dinossauros do planeta Terra e encerrando o período do Cretáceo. Sua causa é motivo de controvérsia, mas a hipótese mais famosa aponta para a colisão de um asteroide enorme que teria deixado uma cratera submarina perto de Yucatán, no México.

  • Ordoviciano-Siluriano, 440 milhões de anos atrás. ...
  • Devoniano, 370-360 milhões de anos atrás. ...
  • Permiano, 250 milhões de anos atrás. ...
  • Triássico, 200 milhões de anos atrás. ...
  • Cretáceo, 65 milhões de anos atrás. ...
  • 'Antropoceno', 2022.

Permiano-Triássico

Dentre todos os eventos de extinção, o maior foi o Permiano-Triássico, também conhecido como "Grande Morte", que ocorreu 252 milhões de anos atrás e varreu 95% da vida da Terra.

Estima-se que as espécies viventes hoje não correspondam a nem 1% do número de espécies que viveram no planeta. A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.

'Antropoceno', 2022. Alguns especialistas entendem que o planeta passa atualmente pela sexta extinção em massa agora, no momento em que vivemos.

Segundo o estudo, 3,2 bilhões de anos atrás o nosso planeta era coberto completamente por água — não havia nenhum grande pedaço de terra à vista.

O evento de extinção em massa mais antigo que o ser humano identificou até hoje ocorreu há cerca de 440 milhões de anos. A Terra vivia a era geológica chamada de Paleozoica, mais precisamente a transição entre os períodos conhecidos como Ordoviciano e Siluriano. O planeta vivia um momento de riqueza!

As estimativas mais realistas colocam o total de humanos que já viveram na Terra gire em torno de 106 a 108 bilhões. Diferente estudos, contudo, apontam diferentes projeções, que variam de 80 a 150 bilhões.