O que significa Êxodo 3 14?

Perguntado por: tcarvalho8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Quando o povo de Israel foi escravizado no Egito, clamou a Deus por libertação. Então Deus respondeu ao clamor deles, usando a expressão “Eu sou quem sou” (Êx 3:14) para se apresentar como seu libertador. Em português, isso soa como uma afirmação filosófica sobre a existência de Deus.

Ela nos aponta para o próprio Jesus Cristo (Mateus 1.23; 28.20). A revelação do caráter duplo de Deus em Êxodo 3 é essencial para a compreensão de todos que procuram se engajar na tarefa bíblica da apologética. Nenhuma outra religião na face da terra reconhece esse tipo de Deus.

O estudo bíblico de Êxodo 14 revela que o poder do Senhor abriu as águas do mar e permitiu com que os israelitas atravessassem em terra seca. Mas esse texto bíblico também destaca o julgamento de Deus contra os egípcios.

Expressão usada para definir o nome Jeová. Êxodo capitulo 3 vercículo 14 " Disse DEUS a Moisés: EU SOU o que SOU. Disse mais: Assim diras aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.

As palavras “o Senhor pelejará por vós” (Êxodo 14:14) podem significar coisas diferentes em situações diferentes. Às vezes, quando o Senhor peleja por nós, Ele resolve nossos problemas.

A palavra êxodo significa “saída” ou “partida”. O Livro de Êxodo nos traz um relato da libertação de Israel do cativeiro egípcio e sua preparação para herdar a terra prometida como povo do convênio do Senhor.

O êxodo rural é um processo marcado pela saída da população do campo para a cidade. A busca por melhores condições de vida é uma das causas dessa movimentação populacional. As dificuldades da vida no campo são impulsionadoras do êxodo rural. O êxodo rural é o processo de saída da população do campo para a cidade.

Para os povos antigos, o Mar Vermelho possuía um significado sim- bólico, além do histórico. Simbolicamente, seu nome significa “O Mar do Fim”, ou “O Mar do Fim do Mundo”.

14 O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. 15 Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

“Provendo o sustento diário, um dia por vez, Jeová estava tentando ensinar fé a uma nação que, ao longo de um período de 400 anos, tinha perdido grande parte da fé que seus pais tinham. Ele os estava ensinando a confiar Nele, a '[buscá-Lo] em cada pensamento; a não duvidar, e não temer' (ver D&C 6:36).

Ehyeh Asher Ehyeh é geralmente interpretado (de forma errada) como significando que Eu Sou o que Sou, mas que, verdadeiramente significa "Eu Serei o que Serei".

Quando Deus disse a Moisés — e quando Jesus disse aos Seus discípulos — “Eu Sou”, Ele estava dizendo algo muito incrível que pode mudar a maneira como vivemos nosso dia a dia se realmente crermos nisso. Deus é tão grande que não existe palavra que possa descrevê-lo adequadamente.

A resposta dada a tal questionamento foi: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”, referindo-se ao imperador romano César. Ou seja, Jesus afirma que não devemos misturar questões políticas e econômicas com questões religiosas.