O que significa o uso do título filho de Deus no Novo Testamento para Jesus Cristo?

Perguntado por: lcoutinho4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 2 votos

29b. 36), é original, não só no Quarto E- vangelho, mas em todo o Novo Testamento, assim como é origi- nal a função testemunhal do “batismo de João Batista” (v. 31). O título “Filho de Deus” é um título messiânico, próprio do An- tigo Testamento, para indicar o “rei”.

Jesus foi a única pessoa nascida de uma mãe mortal, Maria, e de um pai imortal, Deus, o Pai. É por isso que Jesus é chamado de Filho Unigênito de Deus. De Seu Pai, Ele herdou poderes divinos (ver João 10:17–18).

“Filho de Deus” no Quarto Evangelho
com Deus, de uma função ou de uma predileção. Jesus lembra isso aos judeus, quando cita a Escritura onde Deus diz aos homens: “Eu disse: Vós sois deuses” (10,34)10. ?

Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Com efeito, não recebestes um espírito de escravos, para recair no temor, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, pelo qual clamamos: Abba! Pai! O próprio Espírito se une ao nosso espírito para testemunhar que somos filhos de Deus.

Ou seja, no Novo Testamento Jesus é apresentado como aquele que realiza o ápice da proclamação profética; várias vezes os textos neotestamentários salientam momentos em que Jesus fora confundido com um profeta (Mt 16.14; 21.46; Lc 7.16; 13.34; 24.19; Jo 6.14; 7.40; 9.17).

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

Deixemos que a Bíblia fale por nós, mostrando-nos que Jesus, realmente, não é todo-poderoso ou onipotente como o é o Deus Pai, absoluto e único, enquanto que Jesus é também Deus, mas relativo. E isso não o diminui em nada, pois, como Ele mesmo ensinou, Ele é Deus Filho, enquanto que o Deus mesmo é o Deus Pai.

São José

O que sabemos sobre São José, o pai de Jesus — e as dúvidas a respeito de sua biografia. Quando se fala sobre uma figura que viveu há 2 mil anos, é natural que seja difícil comprovar fatos elementares de sua biografia.

Evangelho segundo Mateus
Cristo é apresentado como um mestre, um exemplo. “Além disso, o Evangelho de Mateus é o que mais percebe Deus como pai, cuja vontade é a verdadeira justiça, o verdadeiro caminho” (conforme menciona artigo do portal A12).

As análises revelam que Jesus Cristo é representado principalmente pela Personalização, sendo nomeado e classificado, essa última forma mais acentuada nos evangelhos de Lucas e Mateus.

Na tradução literal, a palavra yeshua significa "salvar". Ela é muito parecida com Yeshuah, com H no final, que quer dizer "salvação'' e também é uma redução de Yehoshua que significa "Deus salva". Em algumas religiões, eles consideram a palavra como o nome original de Jesus Cristo.

O Filho, o maior de todos, foi escolhido pelo Pai para cumprir o plano do Pai — para exercer o poder do Pai para criar mundos sem número (ver Moisés 1:33) e para salvar os filhos de Deus da morte por meio de Sua Ressurreição e do pecado por meio de Sua Expiação.

Considerados seguidores do Messias o Ungido (em grego Christós), a administração romana querendo distingui-los dos judeus, aos quais eles não se identificavam totalmente, acrescentaram o morfema latino de adjetivo e passaram a chamá-los de “cristãos”: aqueles que professam a religião de Cristo.

Como todas as escrituras, o Novo Testamento ensina e testifica de Jesus Cristo e de Sua divindade. O Apóstolo João afirmou que seu propósito ao escrever seu evangelho era persuadir outras pessoas a “[crer] que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, [tenham] vida em seu nome” (João 20:31).

o Senhor Jesus Cristo

O Novo testamento é o livro mais vital o mundo. Seu tema supremo é o Senhor Jesus Cristo. Seu objetivo supremo é a Salvação dos seres humanos. Seu projeto supremo é o reinado final do Senhor Jesus num império sem limites e eterno.