Quem pode cancelar um cartão de crédito?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

O consumidor pode pedir o cancelamento e pedir na justiça que banco emissor ou a administradora não insiram o seu nome nos bancos de dados de restrição ao crédito até a decisão do processo.

Ligue para a Central de Relacionamento do seu banco e solicite para a atendente o cancelamento do seu cartão de crédito. Não se esqueça de anotar o número do protocolo do atendimento, pois você pode precisar dele para futuros contatos para falar sobre o cancelamento.

De modo geral, os cartões de crédito podem ser cancelados pelos bancos devido às seguintes razões: falta de pagamento; encerramento de conta; transações suspeitas.

Caso isso ocorra deverá o consumidor registrar sua reclamação junto ao Banco Central (www.bcb.gov.br) e aos órgãos de defesa do consumidor para que sejam tomadas as providências cabíveis ao caso e no âmbito coletivo. (Artigo 39, I do Código de Proteção e Defesa do Consumidor).

PRESENÇA. O cancelamento unilateral do cartão de crédito pela instituição financeira sem qualquer aviso viola o princípio da boa-fé e frustra a justa expectativa do consumidor, situação que extrapola o mero aborrecimento e acaba por prejudicar a imagem dele no mercado de consumo.

Não! Após cancelar o cartão de crédito, o cliente não deve mais pagar nenhum tipo de anuidade, uma vez que essa tarifa é referente a uma taxa que o cliente tem de pagar para utilizar o cartão.

Uma vez que a dívida não foi paga e o cartão de crédito foi cancelado, não existe mais a possibilidade dele ser reativado. Para ter um novo cartão de crédito será preciso quitar a dívida, aguardar pelo menos 6 meses e só depois realizar um novo pedido no mesmo banco.

Para fazer o cancelamento é preciso fazer a solicitação ao estabelecimento comercial onde a compra foi efetuada e explicar os motivos. Se a compra tiver sido parcelada, serão estornados os valores referentes às parcelas.

Caso o cartão de crédito tenha sido cancelado por este motivo, a solução é realizar o pagamento de todas as faturas atrasadas, mesmo que seja preciso contratar um empréstimo para pagar o valor total das faturas.

Da mesma forma que uma utilização desregrada pode levar a perda da titularidade de um cartão, para além de outras consequências mais graves em termos de multas e acesso a futuros créditos, a não utilização de certos cartões também leva a 'sanções' por parte das entidades de crédito que os emitem.