Como contestar compra no cartão clonado?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Em alguns bancos e instituições financeiras, é possível fazer a contestação pelo aplicativo: basta clicar na compra e seguir os passos fornecidos pelo próprio app. Você também pode ligar para o SAC e comunicar o que aconteceu, pedindo a contestação da compra de forma direta.

Nessas situações é necessário registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) e solicitar o cancelamento diretamente à operadora do cartão de crédito, e não com a loja.

Segundo o artigo 14º do Código de Defesa do Consumidor, a operadora do cartão de crédito é responsável pelo problema, portanto, é quem deve arcar com o prejuízo. Você deve solicitar o estorno de gastos indevidos ao banco responsável pelo cartão, assim como o cancelamento das compras resultantes do crime.

Se você teve problemas na prestação de um serviço pago com cartão de crédito, se a compra não foi entregue ou apresentou defeitos, ou mesmo se a compra feita pela internet veio diferente do que você pediu, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento para solicitar a devolução ou a troca do produto e o ...

Para que não possa ser cobrado, o consumidor deve notificar a administradora do cartão pelo menos 10 dias antes do vencimento da fatura. Feito isso, a valor contestado não pode constar na fatura seguinte e fica garantido ao consumidor o direito de pagar a fatura descontado o valor questionado.

O processo de contestação se divide em 3 (três) etapas e pode durar até 100 (cem) dias para ser finalizado. Confira as etapas: Abertura do processo: é quando você entra em contato com conosco e reunimos todas as informações necessárias para nossa análise.

Meu cartão foi clonado: cabe indenização por danos morais? De acordo com a súmula 479 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) “As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.”

Google e Mastercard podem rastrear dados de compras feitas com cartões de débito e crédito.

Quando se clona um cartão, essa espécie de furto deixa de ser simples e é agravado por conta da fraude, que qualifica o crime e com isso tem a sua pena aumentada em dobro. A pena será de reclusão de dois a oito anos, e multa.

As empresas que emitem os cartões e alugam as maquininhas são diretamente responsáveis pela falha na segurança e devem estar dispostas a arcar com as medidas cabíveis para resolver o problema. Caso isso não aconteça, o cliente pode cancelar a compra e recorrer ao Procon que o ajudará a solucionar as fraudes no cartão.

Com a aprovação do estabelecimento, um crédito no valor dessa transação cancelada será estornado na sua fatura. Nesse caso, aparecerá na sua fatura um crédito voucher no mesmo valor da compra, para você saber que deu tudo certo!

60 dias

Normalmente leva em torno de 60 dias, a contar da data de abertura da ocorrência ou da validação dos documentos pelo banco, para os casos de desacordo comercial.

Além da perda da mercadoria e do valor referente à compra, os empreendedores também podem sofrer penalidades das bandeiras de cartões se receberem muitos pedidos de chargeback. Mais um fator que deve ser levado em consideração e que torna o chargeback preocupante é a experiência do consumidor.

Quando receber uma contestação de pagamento, o dinheiro ficará retido em sua conta do Mercado Pago até que comprove que o produto já foi entregue.

Artigos 335 a 342 do CPC
A contestação é uma das formas do réu de um processo se defender das acusações feitas contra ele na petição inicial. É na contestação que o réu pode atacar as alegações da parte autora, rebater os principais argumentos, impugnar as afirmações do autor e alegar a matéria de defesa do litígio.

Para fazer o cancelamento é preciso fazer a solicitação ao estabelecimento comercial onde a compra foi efetuada e explicar os motivos. Se a compra tiver sido parcelada, serão estornados os valores referentes às parcelas.