Tem direito a estorno?
Produtos com defeitos ou vícios: caso o produto apresente defeitos que comprometam sua qualidade ou segurança, ou haja vícios ocultos que impossibilitem seu uso adequado, o consumidor pode exigir o ressarcimento do dinheiro ou a troca do produto.
Quando o consumidor tem direito de estorno
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Quando o consumidor não tem direito à devolução do dinheiro
Quando a compra é realizada em uma loja física, o fornecedor não é obrigado a devolver o dinheiro, uma vez que o CDC entende que o consumidor teve a possibilidade de olhar, provar ou experimentar o produto ou serviço.
Quanto tempo posso pedir estorno de um pagamento
Se você realizar a compra de forma não-presencial (online ou por telefone, por exemplo), tem até 7 dias para se arrepender e solicitar o cancelamento – mesmo antes do produto chegar a sua casa; Em caso de fraude, como a clonagem de cartão.
É obrigatório fazer estorno
Estorno em caso de erro de cobrança
Você deve sempre tentar fazer o estorno primeiramente com a loja, se eles se recusarem, acione o operador do cartão de crédito e depois, se necessário, procure o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e ajuda jurídica.
Quando a loja deve devolver o dinheiro
Defeito – Seja na confecção da lente ou na armação, se apresentar algum defeito o cliente tem direito a troca ou devolução do dinheiro.
Quais são os 7 direitos de um consumidor
Direitos Fundamentais do Consumidor
- Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
- Direito à escolha. ...
- Direito à informação. ...
- Direito à ser ouvido. ...
- Direito à indenização. ...
- Direito à educação para o consumo. ...
- Direito a um meio ambiente saudável.
O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor
O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art.
Como desistir de uma compra em loja física
Em compras realizadas em lojas físicas é o próprio consumidor quem se dirige à loja e efetua a compra, o que autoriza presumir que refletiu antes de comprar e teve contato direto com o produto. Por esse motivo, não há previsão em lei do direito de arrependimento para compras nas lojas físicas.
Como recuperar o dinheiro de uma compra online
Posso pedir meu dinheiro de volta? É possível, sim, se você não receber o item dentro do prazo prometido. Na data em que você fez a compra, se era essencial para recebê-lo até a data. Se o vendedor se recusar a dar-lhe o seu dinheiro de volta, você deve registrar sua queixa na ouvidoria da loja, por e-mail, ou chat.
Quais são os tipos de estorno
Tipos de estorno
- Estorno de Débito.
- Estorno de Cartão de Crédito.
- Estorno de Pix.