Quem nasce na cidade de Brasília?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

É bastante comum algumas pessoas utilizarem o gentílico de 'candango' para se referir a quem nasceu na cidade, mas o oficial mesmo é a expressão 'brasiliense'.

Atualmente, candango é um dos termos gentílicos alternativos para os moradores de Brasília. Na época da construção da Capital Federal, o termo era utilizado para designar os operários e demais trabalhadores e migrantes que aqui vieram trabalhar.

Quem nasce em Brasília é brasiliense. Brasília é a capital do Brasil e pode acontecer de algumas pessoas confundirem a palavra “brasiliano”, que significa “brasileiro” em italiano com “brasiliense” que, em português, significa que tem origem na cidade de Brasília.

Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).

A pessoa que nasce no Distrito Federal é chamado de brasiliense. O termo "brasiliense" é um adjetivo pátrio e, como tal, diz respeito a uma qualidade/característica atribuída a tudo aquilo que possui como origem o Distrito Federal. Da mesma forma que o adjetivo pátrio de Brasil é brasileiro.

Atualmente, o gentílico que o cidadão do Distrito Federal se autoatribui é candango, mas o oficial é brasiliense. [...] CANDANGO passou definitivamente a ser o gentílico de Brasília, como é carioca aquele que nasce no Rio...

Quem nasce em Ceilândia é brasiliense, assim como quem é do Plano Piloto, área central de Brasília, ou outras regiões.

Município de Taguatinga
Os habitantes se chamam taguatinenses. O município se estende por 2 437,4 km² e contava com 16 683 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 6,8 habitantes por km² no território do município.

Brasília

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano.