Quais são os tipos de nacionalidade?

Perguntado por: sconceicao . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

As espécies da nacionalidade são: a nacionalidade originária, primária ou involuntária e a nacionalidade derivada, secundária ou voluntária.

Como visto, a nacionalidade pode ser adquirida de forma primária (os nacionais natos) ou secundária (os nacionais naturalizados). Uma vez adquirida, o indivíduo é nacional, não havendo distinções entre natos ou naturalizados, exceto se o Estado assim determinar.

Doutrinariamente, a nacionalidade brasileira é dividida em: primária (ou originária) e secundária ou adquirida. A nacionalidade primária, também conhecida como originária, é inerente ao brasileiro nato, resultante do nascimento, e é estabelecida através de critérios sanguíneos, territoriais ou ambos.

A nacionalidade se refere ao país onde uma pessoa nasceu. É a nação de origem de uma determinada pessoa ou coisa. Por exemplo, uma pessoa nascida no Brasil possui a nacionalidade brasileira, enquanto quem nasce em Portugal possui nacionalidade portuguesa.

Introdução. A Constituição Federal de 1988 estabelece que são brasileiros natos: a) os nascidos no Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país; b) os nascidos no exterior, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço do Brasil; e.

O ordenamento jurídico nacional admite que os brasileiros tenham dupla ou múltiplas nacionalidades apenas se a outra nacionalidade decorrer do nascimento em território estrangeiro, de ascendência estrangeira ou de naturalização por imposição.

Introdução. Dupla nacionalidade comumente referida também como dupla cidadania é um status no qual um indivíduo é titular da nacionalidade de dois Estados nacionais concomitantemente. A dupla nacionalidade não é um título concreto e independente, ou seja, uma pessoa não tira dupla-nacionalidade ou ganha dupla-cidadania ...

A nacionalidade secundária é aquela que se origina de um ato jurídico e voluntário denominado de naturalização. Pode ser tácita (não consagrada na CF/88) ou expressa. A expressa depende de requerimento do interessado, podendo ser ordinária ou extraordinária.

Nacionalidade originária é aquela que se atribui no momento do nascimento, sendo a principal forma de concessão de nacionalidade por um Estado, podendo ser adquirida pelo ius sanguinis (direito de sangue) ou pelo ius soli (direito de solo).

O que é nacionalidade adquirida
Nacionalidade adquirida ou secundária é aquela que se consegue por naturalização e vontade própria. Fonte da imagem: Andrade Assessoria Jurídica Internacional. A nacionalidade adquirida é diferente da definição que temos para nacionalidade originária.

É por meio da nacionalidade que uma pessoa se torna cidadã de um país. Entretanto, um indivíduo nacional nem sempre será cidadão do seu país. Como já dito, a nacionalidade é esse vínculo jurídico-político que une uma pessoa a um Estado, gerando direitos e deveres. Ela vem do conceito de nação.

– A principal diferença entre nacionalidade e naturalidade é que a nacionalidade geralmente indica o país do qual a pessoa é cidadã, tendo ela nascido ali ou obtido a cidadania por outros meios, enquanto a naturalidade refere-se ao local de nascimento, que pode ser país, estado ou cidade.

O que é Nacionalidade e Naturalidade? A nacionalidade representa o país (nação) no qual uma pessoa nasceu ou adquiriu o direito de cidadania. Já a naturalidade está ligada diretamente com a cidade e o estado no qual a pessoa nasceu.

A nacionalidade refere-se ao país do nascimento. Por exemplo: se tiveres um amigo que tenha nascido em Madrid, ele é madrileno e tem nacionalidade espanhola. Se tiveres uma prima que nasceu em Braga, ela é bracarense de naturalidade e de nacionalidade portuguesa.

Verbete pesquisado. A nacionalidade derivada é comumente chamada de naturalização. Sua concessão, em regra, é feita discricionariamente pelo Estado, segundo suas conveniências.