Como surgiu a nacionalidade?

Perguntado por: dviana . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

O termo “nacionalidade” tem origem provável na palavra francesa “nationalité”, cujo significado se refere ao “sentimento nacional”. O conceito de nacionalidade se refere à condição de um cidadão que pertence a uma determinada nação com a qual se identifica.

A nacionalidade representa o país (nação) no qual uma pessoa nasceu ou adquiriu o direito de cidadania. Já a naturalidade está ligada diretamente com a cidade e o estado no qual a pessoa nasceu.

É por meio da nacionalidade que uma pessoa se torna cidadã de um país. Entretanto, um indivíduo nacional nem sempre será cidadão do seu país. Como já dito, a nacionalidade é esse vínculo jurídico-político que une uma pessoa a um Estado, gerando direitos e deveres. Ela vem do conceito de nação.

O que é nacionalidade adquirida
Diferentemente desta, que é obtida no momento do nascimento, sem que se leve em conta a vontade da pessoa, a nacionalidade adquirida se consegue por vontade própria. Está ligada à naturalização, ao desejo de uma pessoa não nascida naquele território de se tornar cidadã daquele país.

Todo o processo de naturalização ocorre no âmbito administrativo da Polícia Federal e do Ministério da Justiça. Legislação: artigo 12, II da Constituição Federal de 1988.

1. Todo o indivíduo tem direito a ter uma nacionalidade. 2. Ninguém pode ser arbitrariamente privado da sua nacionalidade nem do direito de mudar de nacionalidade.

Todo indivíduo tem direito a ter uma nacionalidade. Ninguém pode ser arbitrariamente privado da sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade”. Este é o 15º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que comemora 70 anos em 2018.

As crianças que nascem no Brasil têm direito de ter um Registro Civil de Nascimento, documento gratuito e assegurado por lei. Além disso, ela deve ser registrada na sequência de seu nascimento.

Ou seja, você pode sim ter múltiplas cidadanias, apenas se as outras decorrerem de nascimento em território estrangeiro, ascendência estrangeira, ou naturalização por imposição de outro Estado.

Existe um limite para a obtenção de múltiplas cidadanias? Não existe um limite definido internacionalmente de quantas cidadanias uma pessoa pode ter. Vale lembrar que a legislação de cada país especifica os critérios e restrições para solicitação de cidadania.