Quem não pode tomar a vacina contra Covid?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Todas as vacinas Covid-19 atualmente disponíveis são contraindicadas para pessoas com histórico de reação alérgica grave (por exemplo, anafilaxia) após dose anterior ou a qualquer componente da fórmula.

A vacina contra a gripe é contraindicada para crianças menores de seis meses, pessoas com histórico de anafilaxia grave a doses anteriores. O Ministério da Saúde não recomenda a imunização de pessoas gripadas.

Toma anticoagulante – esta vacina, assim como todas as injetáveis, deve ser administrada com precaução em pessoas com trombocitopenia ou coagulopatias, uma vez que podem ocorrer hemorragias após a aplicação.

Indicação: Para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e a forma grave da doença. Contraindicação: Pessoas com alergia grave (anafilaxia), a algum componente da vacina ou a dose anterior.

Pacientes submetidos a transplante de órgãos sólidos. Pacientes com imunodeficiências primárias graves. Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).

A única observação é a confirmação de Covid-19. Nesse caso, mesmo após os sintomas, é preciso aguardar 30 dias. Posso tomar a dose de reforço tendo sintomas gripais? Nenhuma dose deve ser administrada em pessoas que apresentem síndrome gripal, independente do tipo ou do fabricante.

Pode tomar a vacina da gripe estando gripado? Não é recomendado tomar a vacina da gripe estando gripado. Isso se deve à necessidade de evitar que os sintomas da gripe sejam confundidos com os possíveis eventos adversos da imunização.

Os estudos consideram um prazo de oito meses e também avaliam a ação das células do sistema imunológico. Um dos estudos mais recentes sobre a Coronavac, publicado no New England Journal of Medicine, destaca que a vacina alcançou uma efetividade de cerca de 86% no Chile.

Vamos lembrar que: a COVID-19 é uma infecção altamente trombogênica. Portanto, pessoas em uso de anticoagulantes PODEM e DEVEM receber a vacinação para proteção tanto do vírus quanto dos terríveis coágulos.

Dentre as reações mais comuns, há as manifestações locais, como dor, vermelhidão e endurecimento no local da aplicação. Estes sintomas normalmente são leves e desaparecem em até 48 horas. Também podem ocorrer manifestações sistêmicas, como febre, mal-estar e dor muscular.