Quem mexeu no meu queijo habilidades?

Perguntado por: amartins2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

“Quem mexeu no meu queijo?” nos faz refletir sobre a maneira como lidamos com mudanças durante nossa vida. O queijo é uma metáfora para todos os objetivos que queremos alcançar, já o labirinto é a metáfora para a vida em si, ou seja, é o caminho onde as pessoas passam o tempo procurando seus objetivos.

1° Não importa quando, sempre vão em algum momento mexer no seu queijo. A mudança sempre irá acontecer, por mais confortável que seja a situações ela faz parte do processo e em algum momento você irá deparar-se com ela.

O livro “Quem Mexeu no Meu Queijo” apresenta a ideia de que é necessário estar sempre preparado para mudanças e adaptar-se a elas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Sniff: é inovador e percebe a mudança rapidamente. Scurry: é produtor e age rapidamente. Hem: é conservador e rejeita a mudança, pois tem medo que ela leve a algo pior. Haw: é adaptado e se acostuma com o novo com o tempo, quando percebe que a mudança o levará para algo melhor.

Na parábola proposta pela obra, os quatro personagens estão em busca de um mesmo objetivo: um posto repleto de queijo. Para os homenzinhos, Hem e Haw, o queijo é uma metáfora que representa o que eles procuram na vida, seja algo material, um relacionamento, um cargo em uma empresa, etc.

Supere o Medo
Mas, ao mesmo tempo, Haw também sabia que a única maneira de encontrar um novo queijo era explorando lugares nos quais ele nunca tinha ido. Por isso, ele perguntou para si mesmo o que faria se não sentisse medo. A resposta estava clara: seguir por uma nova direção. E foi isso o que Haw fez.

Que representa o queijo na vida real? Resposta: Metas, objetivos, algo que queremos alcançar como: um emprego, um relacionamento, dinheiro, uma casa grande, liberdade, saúde, reconhecimento entre outros.

Haw dizia ainda que “quando você vence o medo, sente-se livre”; quanto mais Haw se imagina encontrando o queijo, mais real aquilo se torna.

A figura do queijo representa um objetivo, uma meta, uma felicidade, ou seja, é um símbolo de conquista e de alcance aos objetivos sejam eles quais forem.

Haw aprendeu algo útil sobre seguir em frente, e, reflentindo a respeito dos ratinhos, ele percebeu que estes não analizavam ou complicavam as coisas, então Haw, encarando a si mesmo, refletiu os erros que cometeu no passado e os usou para planejar seu futuro. Sabia que ele próprio que tinha que mudar sua situação.

2-Encontrar o queijo representa a obtenção ou alcance do objetivo, das metas traçadas por cada pessoa indicando exatamente aonde quer chegar; não encontrar o queijo significa não atingir os objetivos ou metas traçadas anteriormente.

Como sair do labirinto irá ensinar o leitor a pensar “fora da caixa” – ou melhor, fora do labirinto – e descobrir como sair de qualquer labirinto em que ele se encontre na vida. Uma leitura rápida e envolvente para todas as idades que traz ensinamentos que vão permanecer por toda a vida.

O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja na vida, seja profissionalmente, ou na vida pessoal, são metas e objetivos traçados por nós.

O livro Quem mexeu no meu queijo relata a história de quatro personagens, sendo eles: dois ratos (Sniff e Scurry ) e dois duendes (Hem e Haw), que tinham em comum o hábito de buscar queijo em determinado lugar.