O que os sacerdotes faziam antes de entrar no Santo Lugar?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Os sacerdotes precisavam preparar, abastecer e manter as lâmpadas do candelabro acessas (Êxodo 27:21; 30:7; Levítico 24:4). Eles também tinham que queimar o incenso duas vezes ao dia, pela manhã e a tarde, no altar que ficava no Santo Lugar (Êxodo 30:7,8).

Era no Santo dos Santos que um homem podia chegar à presença de Deus, mas somente o sumo sacerdote era capaz de entrar e era exigido que se defumasse a sala com incenso, antes de entrar! Leia Levítico 16 para ver uma descrição completa do ritual que o sumo sacerdote seguia no Dia da Expiação.

Os sacerdotes desempenhavam diversas atividades como: sacrifícios pelos pecados diversos, os sacrifícios pacíficos, as ofertas de manjares, sacrifício pelo sacrilégio, consagrações, culto divino. Dentre os sacrifícios pelos pecados, havia o sacrifício pelos pecados por ignorância dos sacerdotes.

O sumo sacerdote entrava no Lugar Santo para tirar as vestes especiais (v. 23). Saía até a bacia para lavar-se e vestir suas vestes sacerdotais regulares (v. 24).

Para que um indivíduo se tornasse sacerdote, era necessário, dentre outras tarefas, tornar-se servo do sumo sacerdote por um período de pelo menos cinco anos. No ritual de consagração ao sacerdócio, era molhada a ponta direita da orelha da pessoa com o sangue do holocausto.

Conforme o explicado em Levítico 16, esse sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos do templo uma vez por ano para oferecer um sacrifício especial pelos pecados de todo o povo. Era comum que o povo jejuasse nesse dia, que era conhecido como “o dia da expiação”.

Introdução. O Altar do Incenso servia ao propósito prático de aromatizar gradativamente o ar que junto formava uma coluna de fumaça para acompanhar a coluna de fogo do candelabro de ouro. Sendo assim, a fumaça do próprio incenso, passou a simbolizar as orações do povo de Deus.

Os sacerdotes eram servos de deus, serviam no templo, viviam para o templo, mas não viviam fora da comunidade. Os sacerdotes ajudavam o faraó a manter a "ordem cósmica" através da realização de rituais que agradassem aos deuses.

No contexto de Nm 3,5-10, o verbo é usado para descrever a “guarda/proteção” como função; nesse sentido os levitas devem “guardar”, isto é, “proteger” o serviço que diz respeito a Aarão, assim como de todos os filhos de Israel, no que tange às funções a serem exercidas no tabernáculo (ASHLEY, 1993, p.

Porta Velha

  • Porta do Monturo. Representa a absolvição dos nossos pecados. ...
  • Porta da Fonte. Representa os milagres e a bênção de Deus nas nossas vidas. ...
  • Porta do Pátio do Cárcere. ...
  • Porta das Águas. ...
  • Porta dos Cavalos. ...
  • Porta Dourada. ...
  • Porta de Mifcade. ...
  • Porta de Efraim.