Quais são os três estágios da santificação?

Perguntado por: rveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

O papa João Paulo II, que promulgou o novo código, chegou a proclamar 476 santos e 1.314 beatos em 25 anos de pontificado. Para ser considerado um santo perante os católicos, é preciso passar por três etapas: confirmação das “virtudes heroicas”, beatificação e canonização.

Aqui estão três coisas que qualquer pessoa pode fazer para santificar o Dia do Senhor:

  • Adorar a Deus no Dia do Senhor.
  • Preparar-se durante a semana para santificar o Dia do Senhor.
  • Escolher atividades edificantes no Dia do Senhor.

A santidade é um processo que pertence a todos. O primeiro passo para conquistá-la, é buscar um profundo autoconhecimento, é olhar para si mesmo e encontrar as próprias fragilidades. O segundo passo, que na verdade acontece junto com o primeiro, é descobrir o outro, o próximo da parábola do bom samaritano.

Canonização é o termo usado pela Igreja católica para o processo em que se proclama um beato como santo.

santificar

  1. Tornar ou tormar-se santo. = SAGRAR.
  2. Conduzir ou seguir pelo caminho da salvação, na prática de princípios religiosos. = EDIFICAR, NOBILITAR.
  3. Declarar santo. = CANONIZAR.

De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. A santidade se trata da separação e da renúncia daquilo que é considerado impuro, mau ou profano, a partir da dedicação a uma vida de devoção e consagração total a Deus.

Santidade é ser justo, é saber dar a Deus o que é d'Ele. É saber tratar com amor, com ternura e com muito respeito o seu próximo! Deus quer e Sua graça em nós age para que sejamos santos. Foi para isso que Deus nos escolheu e é para isso que precisamos nos esforçar!

A santidade é um caminho na presença de Deus, que eu devo fazer: ninguém o faz em meu nome. Posso rezar para que o outro seja santo, mas é ele que deve fazer o caminho, não eu. Caminhar na presença de Deus, de modo irrepreensível.

Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança. Por meio de Seu poder, seremos santificados se nos arrependermos, recebermos as ordenanças salvadoras e guardarmos nossos convênios.

Chame-as para consagrar tempo, bens; oferecer jejuns, tempo a sós, adoração, etc. Antes de orar, peça a todos que peguem um papel e, se eles desejarem, escrevam aquilo que eles gostariam de consagrar a Deus.

Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

“Santificai-vos”. Essa ordem divina era para os sacerdotes, para os levitas, para os homens, mulheres e crianças. Todos precisavam se santificar. Com isso aprendemos que todo o povo de Deus deve buscar a santidade.

Que se tornou santo.

A Bíblia é a palavra de Deus e nos santifica (João 17:17). Você precisa aprender da Bíblia. Você também precisa obedecer. Se você obedece a Deus, você coopera com Ele para a santificação; se você desobedece, você resiste contra a santificação.