Qual a diferença entre o sacerdote e o sumo sacerdote?

Perguntado por: opacheco6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Um sumo sacerdote era o líder dos sacerdotes, aquele que ficava à frente da organização do culto religioso. A graduação de sumo sacerdote não era uma exclusividade do sacerdócio hebreu. A maioria dos povos antigos que seguiam uma religião com sistema sacerdotal, tinha seus sumos sacerdotes.

Os homens que exerciam o sacerdócio cuidavam do povo, mas a sua finalidade era cuidar da Casa de Deus.

Ofício de responsabilidade no Sacerdócio de Melquisedeque. Os homens dignos que são membros da Igreja são designados como sumos sacerdotes quando chamados pela presidência da estaca, sumo conselho ou bispado ou, de outra forma, quando determinado pelo presidente da estaca.

O sumo sacerdote coordenava o culto e os sacrifícios, primeiro no tabernáculo e depois no Templo de Jerusalém. De acordo com a tradição bíblica, apenas os descendentes de Arão, irmão de Moisés, poderiam ser elevados ao cargo, ainda que posteriormente esta norma foi abolida por eventos políticos.

O sacerdócio é uma instituição; na sua face vétero-testamentária, existe como expressão limitada da relação humano-divina. Na verdade, sacerdócio, em plenitude, é o de Jesus Cristo que é, por excelência, o sacerdote exemplar. Esse é o ensinamento da Carta aos Hebreus: “O sacerdócio levítico não representa a perfeição.

Portanto, sacerdote é um representante do sagrado no meio do povo. O sacerdote, o presbítero, ou ainda, o padre, como geralmente é chamado, recebe o sacramento da Ordem que lhe confere o múnus de ensinar, de santificar (por meio da liturgia) e de reger os fiéis leigos.

Arão é nomeado sumo-sacerdote de Israel - A Bíblia.

Para que uma pessoa pudesse assumir o cargo relacionado a comandar o templo, além claro da indicação do sumo sacerdote, precisava ser sabatinado pelo Sinédrio e também devia preencher os requisitos formais estabelecidos pela Lei Mosaica. A perfeição do corpo também era um requisito necessário e obrigatório.

Caifás

Jesus Cristo foi então levado ao Sinédrio, chefiado por Caifás, que era uma assembleia de 75 pessoas, que, além de funções administrativas, tinha o poder de julgar.

Adão, Enoque, Noé, Melquisedeque, Abraão, Moisés e outros homens dignos foram ordenados sumos sacerdotes. (Ver Alma 13; D&C 84:6–17; 107:41–53.) Depois da época de Moisés, o Senhor retirou o Sacerdócio de Melquisedeque da Terra, deixando-o apenas entre alguns homens fiéis.

Habilidades: Sabedoria +4, Carisma +2. Proteção Divina: um sumo-sacerdote é automaticamente bem-sucedido em testes de resistência contra magias lançadas por devotos de sua divindade. Punição Divina: um sumo-sacerdote tem autoridade sobre devotos de sua divindade, mesmo que não exista uma ordem organizada.