Quem foi o primeiro sacerdote da Bíblia sagrada?

Perguntado por: nrocha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Na primeira ordem, a tribo de Levi, Arão foi consagrado à sacerdote por seu irmão Moisés, através da ordenança de Deus. Assim, Arão passou a ser responsável por todos os trabalhos de cunho sacerdotal e seus filhos, posteriormente, também foram consagrados a sacerdotes.

Adão foi o primeiro homem na Terra a possuir o sacerdócio. Isso significa que Deus lhe deu autoridade para dirigir sua família e realizar as ordenanças que necessitavam para retornarem à Sua presença.

Arão foi o primeiro sumo-sacerdote de Israel e o irmão mais velho de Moisés.

Aarão

O primeiro sumo-sacerdote foi Aarão, que foi ungido por Moisés.

Paulo salienta em todo o livro de Hebreus que Jesus era sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Ele ensinou que esse sacerdócio era mais elevado do que o Sacerdócio Aarônico, que era exercido sob a lei de Moisés.

Caifás

Jesus Cristo foi então levado ao Sinédrio, chefiado por Caifás, que era uma assembleia de 75 pessoas, que, além de funções administrativas, tinha o poder de julgar.

Caifás

Caifás foi o sumo-sacerdote em Jerusalém, durante 18 anos, entre os anos 18 e 36. Era saduceu como se observa, na Bíblia, nos Atos dos Apóstolos (5, 17).

5 Miamim, Maadias, Bilga, 6 Semaías, Joiaribe, Jedaías, 7 Salu, Amoque, Hilquias e Jedaías. Esses foram os chefes dos sacerdotes e seus colegas nos dias de Jesua.

Poderíamos indicar Zacarias, mas com uma certa atenção. Os evangelhos falam que o pai de João Batista, aquele que anuncia, como precursor, a chegada do Messias e que alguns veem como o último profeta do Antigo Testamento, mesmo tendo sido contemporâneo de Cristo, era um sacerdote (Lucas 1,5).

Adão, Enoque, Noé, Melquisedeque, Abraão, Moisés e outros homens dignos foram ordenados sumos sacerdotes. (Ver Alma 13; D&C 84:6–17; 107:41–53.) Depois da época de Moisés, o Senhor retirou o Sacerdócio de Melquisedeque da Terra, deixando-o apenas entre alguns homens fiéis.

O que há são duas palavras distintas: um substantivo – sacerdote – qualificado pelo adjetivo sumo, cujo significado é que é o mais alto ou mais elevado em poder ou categoria, supremo. O plural é sumos sacerdotes.

Arão é nomeado sumo-sacerdote de Israel - A Bíblia.

Os homens dignos que são membros da Igreja são designados como sumos sacerdotes quando chamados pela presidência da estaca, sumo conselho ou bispado ou, de outra forma, quando determinado pelo presidente da estaca. Muitos homens mórmons são sumos sacerdotes e não se requer treinamento formal para essa posição.

Portanto, sacerdote é um representante do sagrado no meio do povo. O sacerdote, o presbítero, ou ainda, o padre, como geralmente é chamado, recebe o sacramento da Ordem que lhe confere o múnus de ensinar, de santificar (por meio da liturgia) e de reger os fiéis leigos.

Significado de Sacerdote
substantivo masculino Aquele que ministra os sacramentos da Igreja; padre, reverendo, presbítero. Rel. Ministro que oferecia vítimas à divindade e cuidava dos assuntos religiosos. [Figurado] Aquele que tem profissão honrosa ou missão nobre: os sacerdotes do magistério.

Josué, era filho de Jozadaque, serviu como Sumo Sacerdote ca. 515–490 AEC na Lista comum dos sumos sacerdotes de Israel . Essa datação é baseada no período de serviço aos 25-50 anos (de acordo com Números 8), em vez de aos 30-50 anos (de acordo com Números 4).