Quem inventou a almôndega?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

As almôndegas atuais são uma variante de uma especialidade criada no Império Persa (atual Irã), provavelmente no século 12. O nome original – koofthe – significa “carne moída”. Com as invasões árabes na Europa e na Ásia, os koofthe ou kofta foram sendo adaptados às condições de cada região conquistada.

A origem do nome "almôndega" é uma derivação do que os árabes chamavam de "al-búndiga" (“a bolinha”), pois tudo que tivesse a forma arredondada, era denominado de "búndiqa". O prato tem origem na região da antiga Pérsia no século XII, quando este povo desenvolveu o "koofthe" (a “carne moída” ovina).

[ Culinária ] Pequeno bolo arredondado, geralmente feito de carne picada ou moída, especiarias, ovos ou outros ingredientes, que se serve guisado ou frito.

Criado em 1975, com o lançamento do primeiro álbum, o homônimo Almôndegas, e encerrado poucos anos depois, em 1979, o grupo teve passagem meteórica na cena musical gaúcha.

Almôndegas, também chamadas de porpetas, são bolinhas de carne moída temperada e podem ser servidas com ou sem molho, além de recheadas. De origem árabe, a almôndega foi criada durante o século XII e, inicialmente, era utilizada a carne ovina para o seu preparo.

A invenção da carne moída vem do século XVII, quando tribos nômades da Asia Ocidental, conhecidas com Tártaros, desenvolveram a técnica de moer carne bovina dura e de má qualidade, para torná-la mais digerível. Quanto ao pão, este foi inventado a mais de 12 mil anos, segundo os historiadores.

Polpettone, também chamado por alguns de almôndega grande
Um bolo de carne polpettone tradicional é feito, principalmente, de carne moída misturada com aglutinantes como ovos, pão ralado, especiarias e ingredientes que variam de acordo com a receita e tradições locais.

Al-búndiga era “a bolinha”. Até hoje, nos países norte-africanos e no sul da Itália, muitas almôndegas são feitas no tamanho de bolinhas de gude. Quando os árabes invadiram o sul da Europa, o nome foi transformado em “almôndega” em Portugal e “albóndiga” na Espanha.

O polpetone é maior, cilíndrico, e traz algum recheio, seja o ovo ou queijo parmesão derretido. Já as Almôndegas são bolinhos redondos feitos com carne moída, temperado e frito ou assado, também conhecido em alguns lugares do Brasil como Pelota de carne ou Porpeta.

meatball {subst.}

Portuguesa e Azaghal têm dois filhos, Almôndega e Dubox.

Dicas para preparar a melhor receita de almôndegas
Então, misturas de costela, acém e peito funcionam muito bem. Para o preparo de carne moída refogada ou quibe cru, opte por carnes com menos gordura, como patinho e paleta. Já para o tradicional molho à bolonhesa, escolha a maminha para ser moída.

A novidade, apresentada na noite de ontem (28) no museu de ciências Nemo, de Amsterdã, é um experimento para mostrar que é possível consumir proteína animal sem abate. A criação foi feita com a sequência de DNA da mioglobina de mamute, que é uma proteína muscular que dá sabor à carne.

Foi nos anos 70, quando seu Toninho já era chefe, que ele deixou uma marca na gastronomia. Ao tentar acabar com o desperdício de comida, ele acabou inventando um dos pratos mais tradicionais de São Paulo: o polpetone.

Polpetone é o aumentativo de polpeta, ou seja, bolo de carne grande. No entanto, há consideráveis diferenças entre esses dois pratos, tanto no formato, quanto no recheio e no preparo. A polpeta, que no Brasil também é conhecida como almôndega, possui formato esférico, é menor e não leva nenhum recheio.

Porpeta – almôndega. Cão chupando manga – pessoa feia.