O que quer dizer a palavra shoyu?

Perguntado por: ncosta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Também conhecido como “molho de soja”, esse ingrediente está presente na Ásia há muitos e muitos séculos. O shoyu é, basicamente, obtido pela mistura de soja, cereais torrados (no Brasil utiliza-se principalmente o trigo, o arroz ou o milho), água, sal marinho e agentes de fermentação, como fungos e leveduras.

[...] palavra japonesa shoyu (molho de soja). [...] the Japanese word shoyu (soy sauce).

Para quem gosta de se aventurar na culinária oriental não tem como escapar de usar o molho shoyu, mas ele vai muito além disso, ele pode ser usado como tempero de saladas, legumes, peixes e aves, também é usado no preparo das proteínas de soja, para dar cor e sabor.

Dizem que esta é a origem do molho shoyu. Este tipo de molho shoyu foi introduzido no Japão na época da Corte Imperial de Yamato (250 DC -710 DC) a partir da China e da Península Coreana. No passado, o processo de aeração para otimizar o ambiente para os microrganismos realizarem seu trabalho era realizado manualmente.

Água, sal refinado, soja, milho, açúcar, corante caramelo III, realçador de sabor glutamato monossódico e conservador sorbato de potássio.

Agora, é importante conhecer as diferenças e qual combina com cada tipo de receita, tá? Se você adora comida asiática, o shoyu é o condimento ideal pra você! O sabor agridoce puxado pro salgado destaca o gosto de receitas cruas, como o sushi e o sashimi! Já o molho inglês é agridoce e também um pouquinho picante.

De uma forma simples poderíamos dizer que o molho inglês se trata mais de uma mistura de molhos (que inclusive pode ter o shoyu em sua formulação) e o molho shoyu é obtido exclusivamente da fermentação da soja com outro cereal.

O shoyu não substitui o sal para aquelas pessoas que precisam reduzir o teor de sódio da dieta. O teor de sódio presente em 100 ml de shoyu pode ultrapassar um total de 5 gramas, quando o máximo recomendado é de 2 gramas de sódio por dia.

Descrição do Shoyu de Coco:
Isento de lactose, glúten e soja é um alimento ótimo para quem procura manter uma dieta saudável sem se privar do sabor. É também um substituto natural e muito mais saudável do que o molho shoyu tradicional pois o Shoyu de Coco apresenta sabor leve e um menor valor energético.

Quando tiver cozido no vapor coloque shoyu com um pouco de amido de milho e água. Deixe ferver e quando engrossar o caldo, está pronto.

No Japão, o shoyu é feito de quantidades iguais de soja e trigo. Os grãos são mergulhados em água por 16 horas e, em seguida, cozidos por fervura prolongada ou sob pressão. Os grãos devem ser descascados antes ou depois do cozimento, sendo mais recomendado que esse procedimento seja efetuado antes do cozimento.

Ingredientes: Soja, milho, água, sal, açúcar, álcool, corante caramelo III, realçador de sabor glutamato monossódico, acidulantes ácido láctico e cítrico e conservadores sorbato de potássio e benzoato de sódio. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Os açúcares do milho são transformados em álcool e ácido lático. Os microorganismos também secretam enzimas que quebram as proteínas da soja em pequenos aminoácidos. Com o passar do tempo, a mistura vai adquirindo a cor característica do shoyu, um líquido quase preto.