Pode requentar frango?

Perguntado por: obonfim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Reaquecer alimentos como frango e carnes vermelhas pode trazer riscos à saúde. O bife e a carne assada, por exemplo, podem ser especialmente problemáticos, pois as bactérias costumam se proliferar facilmente em ambientes com pouco oxigênio – que é o caso da carne.

5 alimentos que NUNCA devem ser requentados ou podem te deixar doente

  1. Arroz. Quando o arroz não é cozido integralmente, é normal notarmos alguns grãos crus, e é aí que mora o perigo. ...
  2. Espinafre cozido e beterraba. ...
  3. Molhos à base de leite e massas. ...
  4. Ovos. ...
  5. Carnes e frutos do mar.

O frango tem sempre um risco associado de contaminação por salmonela. Se não for bem cozinhado, não o aqueça no microondas. O ideal é saber que não está a colocar frango cru no equipamento, já que não o irá cozinhar na totalidade. Couves, espinafres ou aipo deve ser aquecidos de uma outra forma.

Coloque os pedaços de frango frito em temperatura ambiente em uma assadeira, sem sobrepor, deixando um espaço entre cada um. Isso faz com que o ar quente circule melhor e deixe a preparação crocante novamente. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido a 180 graus e aqueça, inicialmente, por 10 minutos.

Basta colocar um pouquinho de manteiga ou azeite para garantir suculência e impedir que a ave fique seca, e grelhar em fogo baixo com a frigideira tampada até aquecer por inteiro.

1 – Frango
Aves em geral têm determinadas quantidades de salmonela, assim como seus ovos. Para quem costuma reaquecer frango no micro-ondas, fica o alerta: o alimento requentado nesse tipo de forno não se esquenta por inteiro, o que significa que algumas partes ficam quentes antes de outras.

Então basicamente o sabor de requentado ou warmed-over flavor é resultado da decomposição dos peróxidos e hidroperóxidos do processo de oxidação lipídica, formando por sua vez aldeídos, álcoois, cetonas e ácidos que alteram o gosto do alimento.

Alimentos que merecem atenção:
Alimentos com pele, membrana ou casca, como tomate, linguiça, batata, pimentão, entre outros, devem ser perfurados antes de irem ao micro-ondas. Isso porque, caso contrário, eles podem explodir. Ovos não podem ser preparados ou aquecidos no micro-ondas.

Impacto nutricional da radiação do aparelho
Portanto, não é verdade que esquentar comida no microondas faz mal. No entanto, é importante mencionar que a exposição excessiva a campos eletromagnéticos pode levar ao aquecimento dos tecidos do corpo humano.

Um dos primeiros sinais que o frango não está apto para consumo é o cheiro de amônia e aspecto azedo. Geralmente, a cor também muda e tende a ficar mais acinzentada ou esverdeada. Além disso, o cheiro fica mais forte e a consistência fica mais pegajosa.