Qual é a diferença entre lámen é miojo?

Perguntado por: nlacerda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Os itens de cobertura desse prato até podem variar, mas a base é sempre a mesma: macarrão feito de farinha de trigo e um caldo bem quente com sabor forte e nutritivo. O nome também recebe uma variação. Enquanto os brasileiros e chineses chamam de lámen, os japoneses e os americanos falam rámen.

A sopa do lámen é feito com legumes, carnes, peixes, algas e frutas. Para preparar a sopa sem utilizar temperos artificiais, é preciso selecionar bem os ingredientes para depois cozinhá-los durante horas para extrair seu sabor consistente.

O que é lámen? O nome ramen significa massa esticada e macarrão. Ou seja, esse ingrediente é o protagonista do prato. Trata-se de uma espécie de sopa com macarrão feito de farinha de trigo, ovo e água e que acompanha mais alguns ingredientes.

Isso mesmo! É Lámen na China e Ramen no Japão. A pronúncia deu ao prato nomes diferentes em cada. país, mas isso não mudou a essência, considerado no.

A diferença do lamen para o yakisoba está principalmente nos componentes, pois o primeiro é mais semelhante a uma sopa, e utiliza um tipo de macarrão diferente com massa mais espessa, além de levar carnes variadas e frutos do mar no molho.

Para valorizar os sabores do Lámen, a recomendação é combiná-lo com vinhos tintos elaborados com as uvas Malbec e Merlot, que complementam muito bem o sabor da carne de porco.

O Lamen é uma receita originalmente chinesa que se popularizou no oriente e rapidamente chegou ao Japão (que hoje é conhecido como “a terra do Lamen”). Por ser uma alternativa barata e fácil de produzir, essa receita conquistou o país no período pós Segunda Guerra Mundial.

Pode comer dois Miojos do mesmo sabor? Pode sim!

O consumo exagerado miojo pode fazer mal para a saúde, pois, normalmente, possui grandes quantidades de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, cada pacote de miojo, por norma, contém o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 4 g por dia.

2 . Versão integral é melhor. Algumas marcas apresentam uma versão integral do miojo, que tradicionalmente é feito apenas com farinha branca. A presença de farinha integral deixa o macarrão um pouco mais saudável – principalmente se não utilizar o tempero.

Mesmo tendo um termo próprio na língua local para se referir ao macarrão instantâneo produzido no país, o ramyeon/ramyun, independente de sua grafia, não é muito adotado fora da Coreia.