Quem influenciou o marxismo?

Perguntado por: lazambuja . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Mas do mesmo modo que influenciaram a produção intelectual que os sucede, Marx e Engels também foram influenciados, em especial, pelo idealismo alemão de Hegel, pelas elaborações acerca da economia política de Adam Smith e pelo pensamento do socialismo utópico gestado por pensadores franceses.

O marxismo (socialismo científico) foi fundado por dois pensadores revolucionários alemães: Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820- 1895), em meados do século XIX.

Na teoria do marxismo, há uma superação tanto da concepção positivista (cuja prática e ciência são vistas como instâncias excludentes), quanto da concepção idealista (cuja prática é entendida como mera atividade da consciência).

Karl Marx (1818–1883) foi um filósofo e revolucionário socialista alemão. Criou as bases da doutrina comunista, na qual criticou o capitalismo. Com suas obras filosóficas, Marx deu origem a um conjunto de ideias que foram chamadas de Marxismo e se tornou doutrina oficial dos países de regime comunista.

Marx foi influenciado pelo materialismo antigo, especialmente Epicuro (a quem Marx dedicou sua tese, "Diferença da filosofia natural entre Demócrito e Epicuro", 1841) pelo seu materialismo e teoria de Clinâmen que abriram um reino de liberdade.

O marxismo é o sucessor legítimo do que de melhor criou a humanidade no século XIX: a filosofia alemã, a economia política inglesa e o socialismo francês. Vamos deter-nos brevemente nestas três fontes do marxismo, que são, ao mesmo tempo, as suas três partes constitutivas.

As revoluções

"As revoluções são a locomotiva da história."
Essa frase revolucionária de Karl Marx afirma ser por meio dos conflitos e lutas sociais que se consegue grandes alterações no curso da história.

O que Marx defendia? Em sua forma pura, o marxismo defende que pela revolução a classe operária deve tomar os meios de produção dos burgueses. O governo, por sua vez, deve suprimir os burgueses para que percam a hegemonia na manutenção do poder, que constituem juntos a infraestrutura e a superestrutura.

Os pensadores clássicos da sociologia são o filósofo e economista alemão Karl Marx, o sociólogo francês Émile Durkheim e o sociólogo, teórico político alemão Max Weber.

Fundado por Karl Marx e Friedrich Engels, o marxismo fundou-se com base em um pensamento socialista já existente na Europa industrial, a fim de criar uma doutrina amparada pela socialização dos meios de produção (indústrias) e pela tomada de poder da classe operária, tendo em vista sua libertação do sistema explorador.