O que aconteceu com a Alemanha depois da Guerra Fria?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Com o estouro da Guerra Fria e a guerra político-ideológica entre norte-americanos e soviéticos, a Alemanha dividiu-se em duas nações. Do lado capitalista, formou-se a República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha Ocidental, e do lado comunista, formou-se a República Democrática Alemã (RDA) ou Alemanha Oriental.

Alemanha na Guerra Fria
Essa divisão teve reflexos no futuro do país que acabou sendo dividido em duas nações: República Democrática Alemã (RDA), alinhada à União Soviética e conhecida como Alemanha Oriental; República Federal da Alemanha (RFA), alinhada aos Estados Unidos e conhecida como Alemanha Ocidental.

Na época da Guerra Fria, existiam duas Alemanhas no mundo, cada qual alinhada com uma ideologia diferente. A República Federal da Alemanha (RFA), também conhecida como Alemanha Ocidental, era capitalista e alinhada aos Estados Unidos.

A queda do Muro de Berlim foi um ato apenas simbólico, mas marcou o início de um processo político que culminou com a reunificação da Alemanha. O chanceler da Alemanha Ocidental, Helmut Kohl, engajou-se para isso e, no dia 3 de outubro de 1990, a Alemanha reunificava-se e o lado socialista deixava de existir.

O dia 8 de maio de 1945 não foi o fim da Segunda Guerra Mundial. Mas foi o início do fim. A data entrou para a História como a vitória dos aliados sobre o nazismo.

União Soviética

Os EUA venceram a Guerra Fria, já que a União Soviética acabou em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu a Rússia a partir da década de 1970. A falta de ações para resolver os problemas do bloco comunista foram responsáveis por levar o país ao fim.

Consequências da Guerra Fria
derrota do socialismo; ascensão do capitalismo em todo o mundo; grande desenvolvimento e avanço tecnológicos; modificação do mapa-múndi, com o surgimento de novas nações.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista). O processo de reunificação da Alemanha ocorreu apenas no final da década de oitenta, com a queda do Muro de Berlim e a crise dos países de regime socialista.

A principal causa da divisão da Alemanha foi o fim da Segunda Guerra e os resultados obtidos com esse conflito. O objetivo inicial era fazer a partilha do território e utilizá-lo para reaquecer a economia da Europa, fortemente afetada pelos gastos da guerra e suas perdas humanas.

A reunificação da Alemanha (em alemão: Deutsche Wiedervereinigung) foi o processo de 1990 em que a República Democrática Alemã (RDA/Alemanha Oriental) foi anexada pela República Federal da Alemanha (RFA/Alemanha Ocidental), ao reunificar a nação da Alemanha e a cidade de Berlim, como previsto pelo Artigo 23 da Lei ...

O fim da Guerra Fria (1991)
Os historiadores atribuem dois acontecimentos importantes para o fim da Guerra Fria: a queda do Muro de Berlim, em 9 novembro de 1989 e o fim da União Soviética, em 1991.

O país detém o quarto maior PIB do mundo e possui diversas empresas transnacionais. Apresenta uma geografia rica e diversificada nos aspectos naturais e humanos. É um dos países mais procurados do mundo, tanto por turistas quanto por pessoas refugiadas.

O fechamento da fronteira e a construção do Muro de Berlim conseguiram praticamente acabar com o êxodo de cidadãos para a Alemanha Ocidental. Estima-se que, depois do muro, somente cerca de cinco mil alemães orientais conseguiram fugir do país, e, entre 1961 e 1989, 140 pessoas morreram tentando cruzá-lo.