Qual era o objetivo do Muro de Berlim?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

O Muro de Berlim foi construído, em 1961, como parte de uma decisão da Alemanha Oriental e da União Soviética para isolar Berlim Ocidental e impedir que a população da Alemanha Oriental mudasse-se para o outro lado.

Esse muro foi um dos grandes símbolos da Guerra Fria e foi construído por decisão das autoridades da Alemanha Oriental e da União Soviética. Seu objetivo era isolar Berlim Ocidental da Alemanha Oriental.

A justificativa oficial da RDA era que o muro protegeria sua população da “influência fascista” do outro lado, que buscava impedir a consolidação do estado socialista. Na prática, porém, ele prevenia que cidadãos fossem para o lado Ocidental, fugindo de um estado fechado, repressor e vigilante.

Quando o muro de Berlim caiu, as pessoas correram para o lado capitalista, o lado ocidental. Mesmo possuindo quase metade do território do mundo, os países comunistas não conseguiram se manter.

Demolição

Demolição é o ato de se destruir de forma deliberada alguma construção a fim de dar outro destino ao espaço antes ocupado por ela. Existem diversas técnicas de demolição entre as quais podemos citar: Com recurso a equipamento mecânico Através de processos térmicos Por uso controlado de explosivos Por abrasão

o Muro de Berlim

Um dos principais símbolos da Guerra Fria foi, sem dúvida, o Muro de Berlim, construído na cidade alemã a partir de 13 de agosto de 1961. O muro dividia a cidade de Berlim em duas áreas: Berlim Oriental e Berlim Ocidental.

A queda do muro de Berlim, em novembro de 1989, é considerado o símbolo máximo do final da Guerra fria, embora essa tenha se extinguido oficialmente com a desintegração da URSS em 1991 (QUINSANI; GONZAGA, 2009, p. 174).

As causas da Guerra Fria foram as disputas e os conflitos pós-Segunda Guerra Mundial, principalmente a divisão do mundo entre duas potências que despontaram: URSS, socialista, e EUA, capitalista. Uma das suas principais características foi a polarização.

O marco inicial desse conflito foi a Doutrina Truman, que buscava isolar a União Soviética economicamente, reduzindo a sua área de influência a nível global. O Plano Marshall também teve uma importância significativa no período, atuando como um plano de ajuda econômica aos países europeus atingidos pela guerra.

Cortina de ferro foi a expressão usada por Winston Churchill, em 1946, para nomear a cisão da Europa em países capitalistas e socialistas após a Segunda Guerra. Polícia alfandegária de Berlim Oriental, no contexto da Guerra Fria, parando um carro com uma pesada corrente farpada destinada a furar pneus.

A construção do Muro de Berlim, que aconteceu há exatamente 60 anos, foi lembrada nesta sexta-feira (13) na capital alemã. O Muro da Vergonha, como ficou conhecido, durou 28 anos.

O muro foi construído entre os dias 12 e 13 de agosto de 1961.

União Soviética

Os EUA venceram a Guerra Fria, já que a União Soviética acabou em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu a Rússia a partir da década de 1970. A falta de ações para resolver os problemas do bloco comunista foram responsáveis por levar o país ao fim.