Quem teve a ideia do capitalismo?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Pesquisas históricas apontam que o termo "capitalismo" foi utilizado pela primeira vez por um escritor chamado William Makepeace Thackeray, no trabalho denominado de The Newcomes, em 1845. Com base nesse escritor, a palavra significa "ter a posse do capital".

O uso inicial do termo capitalismo em seu sentido moderno foi atribuída a Louis Blanc, em 1850, e Pierre-Joseph Proudhon, em 1861. Marx e Engels foram os primeiros a referirem ao sistema capitalista (kapitalistisches System) e ao modo de produção capitalista (kapitalistische Produktionsform) em Das Kapital (1867).

O início do capitalismo ocorreu no século XIII, a partir da desestruturação do sistema feudal, que por sua vez modificou o setor produtivo e as relações de trabalho, nesse momento houve o renascimento comercial que ficou caracterizado pela transição do feudalismo para o capitalismo.

Adam Smith, o pai do capitalismo, se mantém relevante
O escocês foi o primeiro a explicar conceitos econômicos como preço, produção, distribuição, finanças públicas, comércio internacional e crescimento econômico.

O modelo econômico predominante nesse período foi o liberalismo econômico, elaborado por Adam Smith e que preconizava a mínima intervenção do Estado nas práticas econômicas. Tal posição consolidou o máximo poder da burguesia, uma vez que seria ela – na figura do Mercado – quem controlaria o andamento da economia.

O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.

Toda a função e finalidade do capitalismo é facilitar a criação e produção de valor — bens e serviços que contribuem para a vida de uma pessoa e para seu bem-estar. O capitalismo estimula que os esforços criativos e produtivos sejam direcionados para a satisfação dos desejos e das necessidades dos outros.

O capitalismo é um sistema econômico que se pauta na busca pelo lucro. O socialismo defende a distribuição da riqueza produzida pela sociedade de maneira igualitária. O capitalismo defende o individualismo e a propriedade privada. O socialismo defende a coletividade, a igualdade e se opõe à propriedade privada.

Karl Marx

Karl Marx e Friedrich Engels, responsáveis por estruturar o socialismo científico. O socialismo é uma ideologia política e econômica que estabelece críticas ao modelo de sociedade capitalista bem como meios para a sua superação.

Há uma maior abundância de recursos, possibilidades, menos pobres, menos miséria. Atualmente vivemos o melhor momento da história da humanidade, com menos pobreza e mais riqueza. O capitalismo proporcionou esta geração de riqueza, esta conexão entre as pessoas.

Adam Smith

Adam Smith: conheça o pai da economia moderna.

A principal forma de comunismo na história foi aquela concebida por Karl Marx e Friedrich Engels, que a definiu como "a doutrina das condições de libertação do proletariado".

Karl Marx, intelectual alemão fundador da filosofia comunista.

O que Marx defendia? Em sua forma pura, o marxismo defende que pela revolução a classe operária deve tomar os meios de produção dos burgueses. O governo, por sua vez, deve suprimir os burgueses para que percam a hegemonia na manutenção do poder, que constituem juntos a infraestrutura e a superestrutura.

O pensador acreditava que, se os trabalhadores se unissem, eram capazes de criarem uma sociedade sem classes. A esse grande momento de mudança Marx deu o nome de Revolução Socialista. Depois dela, segundo ele, seria possível se estabelecer uma nova ordem social mais justa e igualitária.

Utilizando o materialismo dialéctico, Marx explica o modo como as sociedades humanas se desenvolvem. Dizia ele que as mudanças sociais ocorrem de acordo com as forças dinâmicas internas da sociedade que, em consequência, são o resultado das relações de produção da sociedade.