O que é ser um partido de esquerda?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.

Distinção entre esquerda e direita
A direita é mais conservadora e mais contínua nas suas ideias; a esquerda convive melhor com a descontinuidade. Bobbio contradiz Laponce com exemplos de movimentos da direita europeia não religiosos e pagãos.

A política de direita envolve, em graus variados, a rejeição de objetivos igualitários da política de esquerda, alegando que a desigualdade econômica é natural e inevitável, ou que é até mesmo benéfica para a sociedade. As ideologias de direita, e seus movimentos, apoiam a ordem social.

O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro de centro-esquerda à esquerda. Fundado em 1980, integra o Foro de São Paulo, um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina.

A métrica também reflete a polarização da campanha presidencial. O PT, de Luiz Inácio Lula da Silva, é a quinta legenda mais à esquerda do país. O PL de Jair Bolsonaro é o segundo mais à direita.

O Partido dos Trabalhadores defende a volta das empresas estatais a sua função de atendimento das necessidades populares e o desligamento das empresas estatais do capital monopolista.

Os brasileiros foram às urnas neste neste domingo (02/10) no primeiro turno das eleições presidenciais, que segue, agora para uma segunda rodada com a extrema direita, representada por Jair Bolsonaro, e à esquerda, capitaneada por Luiz Inácio Lula da Silva.

Partido Liberal

Em primeiro lugar, a extrema-esquerda rejeita a estrutura socioeconómica subjacente ao capitalismo contemporâneo. Em segundo lugar, defendem estruturas económicas e de poder alternativas que envolvem a redistribuição de recursos das elites políticas.

O Governo Lula caracterizou-se pela baixa inflação, que ficou controlada, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial. Na gestão do presidente Lula observou-se o recorde na produção da indústria automobilística em 2005, o maior crescimento real do salário mínimo e redução do índice de Gini.

O PDT anunciou o apoio formal na terça-feira (4). É o partido do então presidenciável Ciro Gomes – que obteve 3,5 milhões de votos (3,04%) e terminou em quarto lugar no primeiro turno. "Ciro endossa integralmente a decisão do PDT de apoiar Lula", afirmou Carlos Lupi, presidente da sigla.

Caracterizava-se por uma rejeição da ordem social estabelecida, com tendências revolucionárias e posições anti-capitalistas, uma dimensão populista e plebiscitária, a defesa da violência como meio de acção e um apelo à palingenesis individual e colectiva.