É correto afirmar que o neoliberalismo defende?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Resposta correta: c) Reduzir a intervenção do Estado na economia. O neoliberalismo tem como principal objetivo reduzir a intervenção do Estado na economia, favorecendo a livre iniciativa e a livre concorrência.

O neoliberalismo defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização (venda) de empresas estatais (públicas), a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo ...

O movimento neoliberal defendia a tese de que a crise das décadas de 1970 e 1980 decorria do mau funcionamento do Estado, evidenciado na falta de efetividade, no crescimento distorcido, nos altos custos operacionais, no excesso de endividamento público e na incapacidade de se adequar ao processo de globalização em ...

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico, a ênfase principal é a não interferência do Estado na economia e a livre concorrência entre os agentes econômicos. Os neoliberais defendem que a economia deve ser baseada no livre jogo das forças do mercado.

Características do neoliberalismo
Os teóricos neoliberais defendem a mínima cobrança de impostos e a privatização dos serviços públicos. A doutrina neoliberal prega a menor participação possível do Estado na economia, dando preferência aos setores privados.

Confira as principais características desse sistema:

  • Privatização de empresas;
  • Desregulamentação da economia;
  • Reorientação de gastos públicos; e.
  • Abertura ao capital estrangeiro.

Crítica e Defesa do Neoliberalismo
Já os críticos defendem que este tipo de economia só traz benefício aos mais ricos, como as empresas multinacionais. As consequências negativas, segundo estes, são o desemprego, as reduções de salários, a acentuação das desigualdades sociais, dentre outras.

O Neoliberalismo é uma doutrina socioeconômica que retoma os antigos ideais do liberalismo clássico ao preconizar a mínima intervenção do Estado na economia, através de sua retirada do mercado, que, em tese, autorregular-se-ia e regularia também a ordem econômica.

Críticas comuns
Além disso, percebe-se que o neoliberalismo gera a estagnação do desenvolvimento de países mais pobres pois seus respectivos comércios e indústrias nacionais não prosperariam e dependeriam cada vez mais de países donos de multinacionais vê-se elas sendo usadas por economistas como Chonsky.

O paradigma neoliberal em suas estratégias de manutenção do poder vigente, acaba culpabilizando o individuo, reduzindo aos usuários o acesso às políticas sociais, seja de educação, de saúde, assistência, previdência ou qualquer outra, a blocos fragmentados e emergenciais que ora é atendida pelo Estado, mas em sua ...

Características e princípios básicos do liberalismo:
- Defesa da propriedade privada. - Liberdade econômica (livre mercado). - Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado). - Valorização das liberdades individuais (o indivíduo tem prioridade sobre o coletivo).

Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional. Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o desenvolvimento econômico e social de um país.

Os princípios básicos do liberalismo versam sobre a defesa do livre mercado, do direito de propriedade privada, da liberdade da ação individual – o que pressupõe a garantia das liberdades individuais pelo Estado –, a não intervenção demasiada do Estado sobre o mercado, a competitividade econômica e a geração de riqueza ...

O neoliberalismo é um conjunto de ideias surgidas na segunda metade do século XX, e tratam de questões do controle do Estado na economia.