Em que contexto surgiu o liberalismo?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

O liberalismo teve início no século XVII e se destacou no século XVIII durante o iluminismo. Ele se posicionava contra o mercantilismo e a intervenção do Estado na economia. Sendo assim, durante o século XIX, o liberalismo foi dominante na política e na economia.

O liberalismo começou a alcançar notoriedade durante o Iluminismo, quando se tornou popular entre filósofos e economistas, buscando contestar diversas normas sociais vigentes à época, como o privilégio hereditário, Estado confessional, monarquia absolutista e o direito divino dos reis.

Liberalismo econômico é uma doutrina econômica que surgiu durante o século XVIII na Europa. Tendo como um de seus precursores o filósofo e economista escocês Adam Smith (1723-1790), o liberalismo econômico defende a não intervenção do Estado nas atividades econômicas, a autorregulação do mercado e a livre concorrência.

séculos XVII e XVIII

O Liberalismo surgiu entre os séculos XVII e XVIII, a partir dos ideais iluministas e das revoluções burguesas. Pretendiam, portanto, se opor ao Estado absolutista e às suas intervenções e poderio.

- Favorável a interferência do governo na economia. - Rejeição às políticas de privatização, defendidas e praticadas pelos liberais. - Favorável a existência de empresas estatais (empresas controladas pelo governo). - Defesa de políticas sociais para diminuir as desigualdades.

O liberalismo, segundo seus principais teóricos, é uma doutrina que luta pela liberdade e pelos direitos individuais, pela igualdade perante a lei, pela proteção da propriedade privada e pelo livre comércio.

Resposta. Resposta: Liberalismo foi uma doutrina econômica, política e social, que surgiu na Europa, no século XVIII, contra o mercantilismo e a intervenção do Estado na economia. O liberalismo foi dominante na economia e na política durante o século XIX e caiu em descrédito após a Primeira Guerra Mundial.

O Liberalismo no Brasil como instrumento de atuação no Estado e na sociedade brasileira tem se estabelecido de forma organizada desde 1831, na maior parte da história como oposição política ao conservadorismo, ainda que não se resumindo a esse papel.

Adam Smith

Adam Smith foi um filósofo e economista britânico nascido em 16 de junho 1723 na Escócia, considerado o pai do liberalismo, sendo um dos pensadores mais importantes da história.

Os principais teóricos do liberalismo clássico são Adam Smith, Alexis de Tocqueville e Benjamin Constant.