Quem são os proletários?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os proletários eram os homens sem posses, que tinham seus filhos (sua prole, daí a origem da palavra proletário) como única coisa a oferecer ao Império para que servissem no exército imperial. No século XIX, o termo foi ressignificado.

Os proletariados são, então, os trabalhadores, não importa qual seja o seu segmento de trabalho. Eles são definidos como aqueles que cedem a força de trabalho para os capitalistas, fazendo com que estes lucrem a partir do esforço dos proletários. São conhecidos também como assalariados.

Por proletariado, a classe dos operários assalariados modernos que, não possuindo meios próprios de produção, reduzem-se a vender a força de trabalho para poderem viver”. Karl Marx é o pensador cujo conceito de proletariado é o mais utilizado até hoje.

Para os filósofos, a sociedade era dividida entre burgueses e proletariados. Os burgueses eram aqueles que controlavam todos os meios de produção, assim como os lucros provindo deles e os proletariados que atuavam na sociedade com sua força de trabalho, mas sem receber um lucro justo por isso.

Karl Marx e o proletariado
A classe proletária é definida por Marx como aquela que trabalha, que vende sua força de trabalho e garante a partir da mais-valia o enriquecimento da classe burguesa. Ao reconhecer sua situação de exploração, cabe ao proletariado, segundo Karl Marx., unir-se e lutar contra a burguesia .

Constituída essencialmente de assalariados e outros trabalhadores que, não dispondo dos meios de produção, oferecem-se como força de trabalho. É o caso dos empregados "permanentes" e "temporários", uma parte dos administradores, agrônomos, veterinários e semi-assalariados.

A burguesia é a classe social que está do lado oposto do proletariado, é a classe social, do regime capitalista, que abrange todos os grupos ou indivíduos cujos interesses se identificam com os dos possuidores de capital, ou seja, dos comerciantes, industriais, banqueiros, os proprietários de terras, os possuidores de ...

A ideia de proletariado como uma classe antagônica à dos capitalistas surgiu no século XIX, quando operários conseguiram pela primeira vez organizar greves de dimensões consideráveis e questionar a situação em que viviam de maneira que, para muitos, suas exigências eram irreconciliáveis com a sociedade capitalista.

O proletariado é o conjunto de sujeitos que não detêm os meios de produção e, por isso, para sobreviver, vendem sua força de trabalho para a burguesia. Seus sinônimos são: classe trabalhadora, trabalhadores, operariado. Seus antônimos são: burguesia, classe burguesa, donos, patrões.

A classe burguesa nasce da classe servil, por meio do desenvolvimento de atividades comerciais. Inicialmente, foram os pequenos artesãos e vendedores de têxteis e posteriormente, comerciantes de maior porte que enriqueceram por meio do comércio marítimo.

A principal forma de comunismo na história foi aquela concebida por Karl Marx e Friedrich Engels, que a definiu como "a doutrina das condições de libertação do proletariado".

Além da indústria, a agricultura foi transformada, e, depois as minas ganharam relevância e começaram a ser exploradas. Foi assim que surgiu os proletários fabris, proletários agrícolas e os proletários mineiros.