Como a política neoliberal influenciou o processo de globalização no Brasil?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.

Se a globalização é entendida como uma expansão de mercados, o neoliberalismo defende o fim do protecionismo, a redução das barreiras, a redução das tarifas, permitindo uma expansão no processo de globalização.

A globalização neoliberal corresponde a um novo regime de acumulação do capital, um regime mais intensamente globalizado que os anteriores, que visa, por um lado, dessocializar o capital, libertando-o dos vínculos sociais e políticos que no passado garantiram al-guma distribuição social e, por outro lado, submeter a ...

Os conceitos de neoliberalismo e globalização estão ligados porque o neoliberalismo surgiu graças à globalização, e mais concretamente à globalização da economia. Depois da Segunda Guerra Mundial, o aumento do consumo e o avanço da tecnologia da produção lideraram a sociedade para o consumismo.

O neoliberalismo vai propagar que o aumento de direitos tem uma dimensão antieconômica". Com a globalização, houve uma redução dos níveis de proteção trabalhista. A forma de produção foi remodelada, passando a ser fragmentada, o que ocasionou uma redução na representatividade sindical.

Com a abertura de capitais, houve maior inserção das indústrias e companhias multinacionais no Brasil. Elas aqui se instalaram para ampliar o seu mercado consumidor e, também, para buscar mão de obra barata e maior acesso às matérias-primas.

Por ser um país integrado a economia mundial capitalista e com conexões culturais com diversos países do mundo, o Brasil está participando atividade do mundo globalizado. O Brasil possui uma economia aberta ao mercado internacional, ou seja, nosso país vende e compra produtos de diversos tipos para diversas nações.

Características do Neoliberalismo
Livre circulação de capitais internacionais: estímulo à globalização e à negociação com outros países do mundo. Abertura econômica para a entrada de empresas multinacionais: redução do protecionismo econômico e incentivo à negociação com empresas estrangeiras.

Os blocos econômicos correspondem a associações regionais com objetivo de facilitar e incentivar o livre comércio entre os países, derrubando ou reduzindo as barreiras econômicas. A formação desses blocos se intensifica no contexto da globalização e do neoliberalismo.

No Brasil, a globalização intensificou-se a partir da segunda metade do século XX, com a maior inserção do país no mercado econômico global.

Crítica e Defesa do Neoliberalismo
Já os críticos defendem que este tipo de economia só traz benefício aos mais ricos, como as empresas multinacionais. As consequências negativas, segundo estes, são o desemprego, as reduções de salários, a acentuação das desigualdades sociais, dentre outras.

Os principais efeitos da globalização são o aumento do consumo, o maior volume de informações, o desenvolvimento tecnológico, a redução dos direitos trabalhistas, o aumento da concorrência entre empresas e países e a massificação cultural.

O paradigma neoliberal em suas estratégias de manutenção do poder vigente, acaba culpabilizando o individuo, reduzindo aos usuários o acesso às políticas sociais, seja de educação, de saúde, assistência, previdência ou qualquer outra, a blocos fragmentados e emergenciais que ora é atendida pelo Estado, mas em sua ...