Como o neoliberalismo impacta na relação capital e trabalho?

Perguntado por: nsalgueiro3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 17 votos

As relações estabelecidas entre o capital e o trabalho provocam a exploração e a alienação do trabalhador, de uma vez que o sistema capitalista resolve separar o produtor dos seus meios de produção, surgindo à expropriação do trabalhador que transformado em assalariado vende sua força de trabalho em troca de um salário ...

Em decorrência do recuo da classe trabalhadora, em razão a ofensiva neoliberal, principalmente nos anos 1980 e 1990, o neoliberalismo passa a consolidar com a pro- posta de reduzir custos em gastos sociais, manutenção da desigualdade e ampliação do desemprego com o objetivo de manter a ordem e equilibrar a economia.

A partir dessa nova configuração econômica-social, denominada de neoliberalismo, as políticas de emprego passam a se resumir em ações focadas no mercado de trabalho, que visam garantir alguns direitos sociais básicos, nomeadamente o seguro-desemprego e a educação profissional, sobretudo para os grupos com mais ...

A imposição do ideário de priorização do capital em detrimento do trabalho ocasionou, na esfera jurídico-trabalhista brasileira, impactos de quatro ordens, como leciona o professor José Martins Catharino: privatização; terceirização; desregulação e flexibilização.

O neoliberalismo vai propagar que o aumento de direitos tem uma dimensão antieconômica". Com a globalização, houve uma redução dos níveis de proteção trabalhista. A forma de produção foi remodelada, passando a ser fragmentada, o que ocasionou uma redução na representatividade sindical.

O neoliberalismo é um modelo socioeconômico criado durante a década de 1970, na Europa, e baseado no liberalismo clássico. Em outras palavras, trata-se de uma teoria econômica para orientar as políticas baseadas no capitalismo.

O investimento do capital em tecnologias e meios de trabalho visa à redução do trabalho vivo e a possibilita, como também intensifica e desenvolve suas forças produtivas, implicando na expulsão de grandes contingentes de trabalhadores.

Desregulamentação de setores econômicos: flexibilização de leis, principalmente no setor trabalhista, diminuindo a atuação dos sindicatos e estimulando a negociação entre patrão e empregado.

Para esse sociólogo, o precariado evidencia a estagnação dos empregos formais e o aumento dos subempregos. Tal fenômeno, no Brasil, reflete, entre outros fatores, uma crescente concentração de renda, gerando o enorme aumento da desigualdade em diversos planos da existência individual e coletiva.

Resposta correta: d) Aprofundamento da concentração de renda e exclusão social. A adoção do neoliberalismo no Brasil trouxe como consequência o aprofundamento da concentração de renda e exclusão social, já que as políticas adotadas favoreceram os setores mais ricos da sociedade em detrimento dos mais pobres.

Consequências do neoliberalismo
Economia instável; Salários baixos; Fluxo de capital invertido; Dependência do capital internacional (principalmente nos países mais pobres e menos desenvolvidos);

As políticas econômicas de cunho neoliberal, implementadas de forma abrupta, em um curto período de tempo e num espaço marcado pela desigualdade, resultaram em mais pobreza contrariando o consenso dos organismos internacionais de que as reformas econômicas juntamente com a globalização trariam mais emprego e reduziriam ...

Confira as principais características desse sistema:

  • Privatização de empresas;
  • Desregulamentação da economia;
  • Reorientação de gastos públicos; e.
  • Abertura ao capital estrangeiro.

A globalização cria oportunidades de emprego, mas pode também resultar na perda de postos de trabalho. Gerir a globalização para tirar o máximo partido é uma prioridade para a União Europeia (UE), tal como construir uma Europa social que ajude os trabalhadores despedidos a encontrar novos empregos.

Há uma variedade de aspectos negativos no sistema global. O fato de ele estabelecer um paradigma hegemônico no que diz respeito à cultura e à ideologia não só reduz a possibilidade de sucesso de outras experiências. Também inibe iniciativas locais de inovação e desenvolvimento.