Em qual capitalismo estamos vivendo?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

O capitalismo informacional corresponde ao período econômico e social em que estamos vivendo.

Capitalismo Financeiro
Para muitos, essa é a atual fase do capitalismo, marcada pelo protagonismo exercido pela especulação financeira e pela bolsa de valores, que passou a ser uma espécie de “termômetro” sobre a economia de um país.

O capitalismo é dividido em quatro grandes fases, sendo elas a comercial, industrial, financeira e informacional.

No período correspondente ao final do século XIX e início do século XX, surge a última das fases do Capitalismo. Ela é chamada de Capitalismo Financeiro e surgiu logo após o final da Segunda Guerra Mundial, devido à expansão da Globalização.

Capitalismo é um sistema econômico consolidado a partir da Revolução Industrial e direcionado à busca pelo lucro e pela acumulação de capital (recursos). O capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada, na acumulação de capital e na procura pelo lucro.

O Brasil é considerado pela doutrina internacional um país com modelo de capitalismo de estado do segundo tipo. O estado brasileiro tem participações em mais de 650 empresas, envolvidas em um terço do PIB nacional.

Toda esta atuação do Estado brasileiro como principal financiador da atividade econômica levou alguns autores a definirem o capitalismo brasileiro como um “capitalismo de Estado”.

O capitalismo deixou de produzir desenvolvimento econômico e progresso humano. Em seu lugar, está surgindo uma nova organização social, que o autor denomina “gerencialismo democrático” (Bresser-Pereira, 2020).

Desta forma, o período que se estende de 1888 a 1933 marca o momento de nascimento e consolidação do capital industrial no Brasil.

Há uma maior abundância de recursos, possibilidades, menos pobres, menos miséria. Atualmente vivemos o melhor momento da história da humanidade, com menos pobreza e mais riqueza. O capitalismo proporcionou esta geração de riqueza, esta conexão entre as pessoas.

As fases do capitalismo foram divididas em três: capitalismo comercial, industrial e financeiro. Em cada um desses momentos, o sistema capitalista se reinventou para atender as necessidades financeiras da sociedade. Desde o início, o capitalismo sempre teve um objetivo: garantia de lucratividade.

Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. Inclui as teorias políticas e movimentos associados a tais sistemas. A propriedade social pode ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial.

O capitalismo é um sistema econômico que se pauta na busca pelo lucro. O socialismo defende a distribuição da riqueza produzida pela sociedade de maneira igualitária. O capitalismo defende o individualismo e a propriedade privada. O socialismo defende a coletividade, a igualdade e se opõe à propriedade privada.

É um sistema voltado exclusivamente para beneficiar os consumidores. Só irá prosperar quem consegue fornecer bens e serviços que os consumidores voluntariamente querem adquirir. Dado que empresários e empregados são também consumidores, então é óbvio que eles também acabam se beneficiando do capitalismo.

Um país capitalista é aquele que tem a economia e a política baseadas em três pilares: economia de mercado; propriedade privada; acúmulo de capital.

A primeira delas foi a do capitalismo comercial, também chamada de mercantilismo; em seguida tivemos o capitalismo industrial, que se iniciou com a revolução industrial na Inglaterra; e por fim, o capitalismo financeiro, caracterizado por grande concentração de capital nas mãos dos bancos e das grandes empresas.