Qual a diferença entre globalização é neoliberalismo?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Se a globalização é entendida como uma expansão de mercados, o neoliberalismo defende o fim do protecionismo, a redução das barreiras, a redução das tarifas, permitindo uma expansão no processo de globalização.

A globalização neoliberal visa, portanto, a criar as condições de dominação das grandes corporações e fundos de investimento, que confrontam as empresas nacionais numa concorrência muito desigual em mercados abertos.

Características do Neoliberalismo
Livre circulação de capitais internacionais: estímulo à globalização e à negociação com outros países do mundo. Abertura econômica para a entrada de empresas multinacionais: redução do protecionismo econômico e incentivo à negociação com empresas estrangeiras.

Os conceitos de neoliberalismo e globalização estão ligados porque o neoliberalismo surgiu graças à globalização, e mais concretamente à globalização da economia. Depois da Segunda Guerra Mundial, o aumento do consumo e o avanço da tecnologia da produção lideraram a sociedade para o consumismo.

Formação de blocos econômicos
A formação desses blocos se intensifica no contexto da globalização e do neoliberalismo. A partir de diferentes medidas, como a redução de tarifas, impostos ou exigências alfandegárias, é possível aumentar a fluidez de capitais, bens e pessoas entre os países membros.

Globalização é um processo de integração política, econômica e cultural mundial, marcado pelos avanços nos meios de transporte e comunicação. O processo de globalização, em seus moldes atuais, vem sendo duramente criticado por alguns intelectuais e grupos sociais organizados.

O mundo globalizado é construído por um conjunto de "redes", seja de informações, transportes, de comércio, etc. Todos esses aspectos passam a estar interligados, gerando uma maior interação espaço-temporal entre as nações.

As principais medidas tomadas pelos países que possuem características do Neoliberalismo são: Redução do Estado e privatização de empresas estatais: prezando a livre concorrência e livre mercado, o Estado vende as empresas que não considera estratégicas ou lucrativas para grupos empresariais.

Neoliberalismo é uma teoria econômica que surgiu como adaptação do liberalismo clássico à economia globalizada. Esta teoria defende a livre iniciativa, a livre concorrência, a diminuição do papel do Estado na economia e a redução de barreiras ao comércio internacional.

Características do neoliberalismo
Os teóricos neoliberais defendem a mínima cobrança de impostos e a privatização dos serviços públicos. A doutrina neoliberal prega a menor participação possível do Estado na economia, dando preferência aos setores privados.

O desemprego, a desigualdade e a dominação são conseqüências do processo da globalização neoliberal. Podemos sentir aqui, no Brasil, a agudização dos problemas sociais há décadas sem solução.

Os blocos econômicos correspondem a associações regionais com objetivo de facilitar e incentivar o livre comércio entre os países, derrubando ou reduzindo as barreiras econômicas. A formação desses blocos se intensifica no contexto da globalização e do neoliberalismo.