Qual é a diferença entre pobreza e desigualdade social?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 3 votos

Se desigualdade tem a ver com a questão da distribuição da renda socialmente produzida num dado território, a pobreza, em termos absolutos, é sempre referida à ausência ou insuficiência de renda para a satisfação de mínimos sociais necessários à sobrevivência.

A desigualdade na distribuição da renda e das oportunidades de inclusão econômica e social representa o principal determinante dos elevados níveis de pobreza que afligem a sociedade brasileira.

A diferença pode ser tanto nata e natural como cultural. Já a desigualdade – as circunstâncias que privilegiam alguns – é construída socialmente. E, muitas vezes, implica a ideia de injustiça. A própria natureza pode ajudar a esclarecer os conceitos e mostrar como a desigualdade não é natural, mas social.

Definição. Desigualdade social é a diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade. Isto se torna um problema para uma região ou país quando as distância entre as rendas são muito grandes dando origem a fortes disparidades.

Resposta: Em primeiro lugar, a pobreza é parte dos reflexos que a desigualdade social gera, onde podemos resumir da seguinte forma: Na desigualdade social, se encontram dois polos econômicos, sendo um, detentor da maior parte do capital, e a outra parcela, a financeiramente pobre, que geralmente vive nos subúrbios.

A pobreza é definida, geralmente, como a falta do que é necessário para o bem-estar material – especialmente alimentos, moradia, terra e outros ativos. Em outras palavras, a pobreza é a falta de recursos múltiplos que leva à fome e à privação física.

aumento da violência; crescimento do número de moradias em áreas de risco; maiores taxas de desemprego; baixa da expectativa de vida.

Aumento das diferenças entre as classes sociais. Atraso no desenvolvimento da economia no país. Dificuldade de acesso aos serviços básicos, como saúde, transporte público e saneamento básico. Diminuição do acesso a atividades culturais e de lazer.

A desigualdade social por aqui é um legado do período colonial, que se deve à influência ibérica, à escravidão e aos padrões de posses latifundiárias. Aspectos como racismo estrutural, discriminação de gênero, alta tributação de impostos e o desequilíbrio da estrutura social só agravam a desigualdade brasileira.

A desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais.

Má distribuição de renda
A má distribuição de renda é, possivelmente, a maior causadora da desigualdade social de um país. A má distribuição da renda acontece quando existe um desequilíbrio entre a população que possui alta renda e a população mais pobre.

Desigualdade social é a diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade. Isto se torna um problema para uma região ou país quando as distância entre as rendas são muito grandes dando origem a fortes disparidades.