Qual a importância do dinheiro na sociedade capitalista?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

A forma dinheiro possui elevado poder ao exercer seu papel e suas funções sociais, pois têm capacidade de mediar a satisfação das necessidades humanas, individuais e sociais, alienadas historicamente ao sistema da apropriação individual da riqueza na sociedade moderna.

O dinheiro representa muito a nossa necessidade e desejos, pois, por meio dele, conseguimos a subsistência, a manutenção da nossa vida, como conforto, segurança e alimentação, e também os prazeres e boas sensações que com ele é possível comprar.

O dinheiro não é simplesmente – como a escola neoclássica mantém – uma simplificação do processo de troca, a qual em princípio pode ser dispensada. Ao invés, o dinheiro é um meio por meio do qual os produtores individuais e isolados de mercadorias se relacionam e, assim, se conservam uns em relação aos outros.

Em outros termos, ao passo que serve de suporte para as relações sociais, o dinheiro permite que o circuito econômico forneça elementos norteadores da ação coletiva. Por fim, este estudo conclui que o dinheiro põe em circulação um sistema de valores que significa sua utilização e regula sua circulação.

O dinheiro alterou enormemente as relações sociais, provocando efeitos que convergiram para a individualização (ou individualismo) numa fase da história em que as relações tradicionais ou pré-modernas (que se referem ao período do declínio do modo de produção feudal na Europa) estavam em vias de serem superadas pela ...

Dinheiro é uma espécie de instrumento usado na forma de moedas e notas, utilizado na realização de trocas comerciais da sociedade. O dinheiro então serve como um instrumento monetário utilizado para realizar trocas comerciais de bens, serviços e todo o tipo de ação sob a qual precisamos empenhar um determinado valor.

Os estudos mostram que, se bem utilizado, o dinheiro pode trazer felicidade sim, mas claro que sozinho ele não é suficiente para tal. Na realidade, o dinheiro ajuda mais as pessoas a saírem da pobreza e da miséria, facilitando suas vidas e diminuindo a possibilidade de tristeza.

O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.

Letra A: a acumulação de capital e o lucro.

O capitalismo financeiro se inicia no século XX, depois do final da Segunda Guerra Mundial. Essa nova fase tem seu início quando bancos e empresas se unem para obter maiores lucros. É nesse momento que surgem as empresas multinacionais e transnacionais, e se fortalecem as práticas monopolistas.

As funções da moeda A moeda desempenha quatro funções: meio de troca, reserva de valor, medida de valor e padrão de pagamento diferido.