Quais são os 4 pilares do capitalismo?

Perguntado por: dgarcia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os quatro pilares do capitalismo consciente

  1. Propósito maior. Embora os lucros sejam essenciais para um negócio vital e sustentável, o capitalismo consciente se concentra em um propósito maior, que vá além do lucro. ...
  2. Integração de stakeholders. ...
  3. Liderança consciente. ...
  4. Cultura consciente.

Os 4 pilares do capitalismo consciente nas empresas

  • Liderança consciente.
  • Orientação dos envolvidos.
  • Cultura consciente.
  • Propósito maior.

De forma geral, podemos compreender o desenvolvimento do capitalismo em três etapas: comercial, industrial e financeiro.

Uma economia capitalista reúne três elementos-chave, que a definem: a propriedade privada dos meios de produção, o mercado de trabalho e a troca de produtos num mercado visando ao lucro.

As fases do capitalismo foram marcadas por crenças diferentes. Na primeira fase, acreditava-se que a riqueza do mundo não poderia ser aumentada, mas redistribuída. Por isso, a necessidade de acumular riquezas, prática que ficou conhecida como mercantilismo.

Segundo a Teresa, é preciso pensar em 4 pilares: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.

O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.

As fases do capitalismo foram divididas em três: capitalismo comercial, industrial e financeiro. Em cada um desses momentos, o sistema capitalista se reinventou para atender as necessidades financeiras da sociedade.

Capitalista é o indivíduo que vive com base no rendimento do capital financeiro privado. Este termo também pode estar relacionado a tudo o que é relativo ao capitalismo, um sistema socioeconômico caracterizado pela produção e distribuição de bens e serviços por propriedades privadas que visam o lucro.

Características do capitalismo

  • direito à propriedade privada;
  • liberdade econômica;
  • acumulação de riquezas;
  • trabalho assalariado;
  • existência de diversas classes sociais.

A primeira delas foi a do capitalismo comercial, também chamada de mercantilismo; em seguida tivemos o capitalismo industrial, que se iniciou com a revolução industrial na Inglaterra; e por fim, o capitalismo financeiro, caracterizado por grande concentração de capital nas mãos dos bancos e das grandes empresas.

Para o Socialismo Marxista, a tensão existente na mais-valia promoveria uma união da classe proletária que, em busca de uma sociedade mais igualitária, tomaria posse dos meios de produção e os passaria ao controle do Estado, encarregado de representar a coletividade. Seria o contexto de uma Revolução Socialista.