Qual a influência da Guerra Fria nos dias atuais?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Alguns resquícios da Guerra Fria no mundo atual são a separação da Coreia do Norte e do Sul, a existência de ogivas nucleares americanas em bases da Alemanha e a tensão nas relações entre a Rússia e os Estados Unidos.

derrota do socialismo; ascensão do capitalismo em todo o mundo; grande desenvolvimento e avanço tecnológicos; modificação do mapa-múndi, com o surgimento de novas nações.

A internet também é fruto dessa época. Os Estados Unidos buscavam um meio de comunicação e de armazenamento de dados que continuasse funcionando mesmo que parte dele tivesse sido bombardeado. Assim surgiu a ARPANET, construída em 1969, foi a primeira rede de computadores.

as últimas duas décadas, o mundo se trans formou. Terminou a Guerra Fria, caiu o Muro de Berlim e a União Soviética se desmembrou em repúblicas autônomas que formaram a Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.

O advento da Guerra Fria solidificou os vínculos entre as instituições militares e a ciência acadêmica, particularmente nos Estados Unidos e na União Soviética. Assim, o financiamento militar continuou a se expandir e se espalhou para as ciências sociais, naturais, e para campos totalmente novos, como a computação.

Foi nessa época que o Departamento de Defesa americano criou o projeto ARPA, cujas missões envolviam a criação do sistema de comunicação mais eficiente e confiável do mundo. Estavam, portanto, tentando encontrar uma maneira de permitir que vários centros de pesquisa trocassem informações.

Além do impacto na corrida armamentista e espacial, a Guerra Fria afetou pesquisas na agricultura, biomedicina, ciências computacionais, entre outros. Foi um período na história com um dos maiores investimentos estatais na pesquisa na área de ciência e tecnologia.

As principais consequências foram as seguintes: Rompimento de relações comerciais com a União Soviética. Aumento no Brasil, principalmente durante a Ditadura Militar, das perseguições aos defensores do socialismo. Aumento da influência política e econômica dos Estados Unidos no Brasil.

A guerra também aumenta o risco de uma fragmentação mais permanente da economia mundial em blocos geopolíticos com padrões tecnológicos, sistemas de pagamentos transfronteiriços e moedas de reserva distintos.

Se consolidou uma economia neoliberal, com baixa intervenção do estado, que passou a ser mínimo, o que ocasionou na redução dos gastos públicos com saúde, educação e outras políticas sociais.

Durante esse tempo, houve crescimento económico elevado em todo o mundo; Europa Ocidental e países da Ásia Oriental, em particular com um crescimento anormalmente elevado e sustentado, juntamente com o pleno emprego.

A Guerra Fria impactou de diversas maneiras o mundo, ao longo do século XX, e resultou em disputas nos campos científico, econômico, esportivo, bélico, além da clara disputa política e ideológica.

União Soviética

Os EUA venceram a Guerra Fria, já que a União Soviética acabou em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu a Rússia a partir da década de 1970. A falta de ações para resolver os problemas do bloco comunista foram responsáveis por levar o país ao fim.