Como foi o começo da Guerra Fria?

Perguntado por: dzaganelli7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Guerra Fria foi um período de tensão geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos e seus respectivos aliados, o Bloco Oriental e o Bloco Ocidental, após a Segunda Guerra Mundial. Considera-se geralmente que o período abrange a Doutrina Truman de 1947 até a dissolução da União Soviética em 1991.

Como se caracterizou a guerra fria
Caracterizada por uma tensão política-ideológica, a Guerra Fria (1947-1991) polarizou o mundo entre os blocos capitalista, liderado pelos EUA e comunista, liderados pela URSS. A disputa envolveu corrida armamentista, espionagem e conflitos indiretos, como a Guerra do Vietnã.

A guerra é chamada fria porque não houve uma guerra ou conflitos bélicos diretos entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.

União Soviética

A Guerra Fria terminou com a Queda do Muro de Berlim, em 1989, e o fim da União Soviética, em 1991. Os Estados Unidos saíram vencedores deste conflito.

Se observarmos as estatísticas históricas veremos que o sistema internacional, finalizado ao término na Segunda Guerra Mundial, provocou mais de 70 milhões de mortos só no século XX, que o sistema bipolar durante a Guerra Fria gerou 16,5 milhões de baixas em conflitos armados e que o atual sistema unipolar regido pelos ...

Nye divide os primeiros anos da Guerra Fria em três fases: o início gradual (1945-1947), a declaração da Guerra Fria (1947-1949) e o seu auge (1950-1962).

Consequências da Guerra Fria
derrota do socialismo; ascensão do capitalismo em todo o mundo; grande desenvolvimento e avanço tecnológicos; modificação do mapa-múndi, com o surgimento de novas nações.

Quando Gorbachev renunciou, em 25 de dezembro de 1991, a URSS foi dissolvida e isso marcou o fim da Guerra Fria.

12 de março de 1947 – 26 de dezembro de 1991

o Muro de Berlim

Um dos principais símbolos da Guerra Fria foi, sem dúvida, o Muro de Berlim, construído na cidade alemã a partir de 13 de agosto de 1961. O muro dividia a cidade de Berlim em duas áreas: Berlim Oriental e Berlim Ocidental.

Durante a Guerra Fria, o conflito ideológico principal parecia ser entre liberalismo e socialismo; mas assim que a União Soviética entrou em colapso, ficou claro que mesmo o conflito entre os Estados Unidos e a União Soviética era o conflito de dois nacionalismos.