Quem foram as três pessoas mais importantes da Revolução Russa?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

De Nicolau 2º a Stálin, conheça cinco homens centrais na Revolução Russa

  • Nicolau 2º (1868-1918) ...
  • Aleksandr Fiodórovitch Kerênski (1881-1970) ...
  • Vladímir Ilitch Ulianov (Lênin) (1870-1924) ...
  • Iósif Vissarionovitch Dzhugashvili (Stálin) (1879-1953) ...
  • Liév Davidovitch Bronstein (Trótski) (1879-1940)

Na madrugada do dia 25 de outubro, os bolcheviques, liderados por Lênin, Zinoviev e Radek, com a ajuda de elementos anarquistas e Socialistas Revolucionários, cercaram a capital, onde estavam sediados o Governo Provisório e o Soviete de Petrogrado.

Revolução Russa – o processo revolucionário e o Governo Lênin. Lênin, principal líder da revolução bolchevique. Em fevereiro de 1917, uma onda de protestos e revoltas populares deram fim ao governo de Nicolau II. Formou-se um governo provisório controlado por Alexander Kerenski, um socialista de orientação reformista.

Lenin

Lenin, líder e fundador do partido bolchevique, apontava como ato inaugural da Revolução Russa as reformas administrativas do Estado czarista e o fim da servidão em 1861.

Lênin foi um político e revolucionário russo, propagador da ideologia comunista. Foi um dos fundadores da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), da qual se tornou o primeiro chefe de Estado. Sua teoria política, o “Leninismo”, influenciou na formação e orientação dos partidos de esquerda mundialmente.

Josef Stalin governou a URSS por cerca de 30 anos. Nesse tempo comandou genocídios, perseguições políticas e vários tipos de atrocidades. Josef Stalin foi o líder político da URSS por quase 30 anos. Josef Stalin (1878-1953), nascido Iosif Dugachvili, foi um político revolucionário e tirano de origem georgiana.

Após a morte de Joseph Stalin em março de 1953, ele foi sucedido por Nikita Khrushchev como Primeiro Secretário do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética e Georgy Malenkov como Primeiro-ministro da União Soviética.

Quem eram os bolcheviques e o que defendiam. Os bolcheviques (maioria, em russo) defendiam a revolução armada, visando instaurar o comunismo imediatamente. Eram liderados por Lênin. Os bolcheviques eram o grupo majoritário do partido comunista da Rússia.

Bolchevique e Menchevique são correntes políticas que existiram dentro do Partido Operário Social-Democrata Russo no começo do século. Bolcheviques é relativo à "maioria" em russo, eram os membros do grupo maioritário. Por oposição, os mencheviques faziam parte grupo minoritário.

Czar ou csar, [ 1][ 2][ 3][ 4][ 5][ 6]tsar[ 5] ou tzar[ 5] (em russo: царь; em em búlgaro: цар; em em sérvio: цар; ambos pronunciados " tsár ") ou ainda (pela transliteração do em húngaro: cár) foi o título usado pelos monarcas dos Império Búlgaro desde 913 e Império Russo entre 1546 e 1917.

Como mencionado, a Guerra Civil Russa ficou marcada pela atuação de diferentes grupos. Todos eles se opunham contra os bolcheviques (chamados de vermelhos na guerra), mas esses movimentos de oposição também lutavam entre si. Dentro dos exércitos dos brancos, por exemplo, existiam dissidências.

Bolcheviques (maioria, em russo), liderados por Lenin, defendiam a ideia revolucionária da luta armada para chegar ao poder. Mencheviques (minoria, em russo), liderados por Plekhanov, defendiam a ideia evolucionista de se conquistar o poder através de vias normais e pacíficas como, por exemplo, as eleições.