Quem foi o último califa?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Em 1924, depois do fim do Império Turco Otomano e da criação da República da Turquia, Atatürk aboliu o califado. O último califa foi Abdulmecid II.

Desde 2021, o chefe da Casa de Osman é Harun Osman, bisneto de Abdul Hamid II.

Os primeiros quatro califas foram Abu-Béquer, Omar, Otman e Ali. No início do processo de sucessão dos califas, sobretudo com Abu-Béquer e Omar, houve uma nítida aceitação da autoridade deles pelas tribos árabes – sobretudo pelo reconhecimento da força militar e da capacidade de domínio.

Após a morte do Profeta Muhammad, Abu Bakr se tornou o primeiro califa do Islam. Seu governo foi fundamental para reprimir as revoltas dos apóstatas e garantir o bem estar social da comunidade islâmica.

Osman I, que agora é reconhecido como o primeiro líder do Império Otomano antes de morrer em 1323 ou 1324, é um dos líderes mais importantes da história, por isso é irônico que pouco se saiba sobre sua vida.

O começo do fim
Um primeiro evento que enfraqueceu a superpotência do Estado otomano foi sua derrota na Batalha de Lepanto em 1571, na qual enfrentou a Liga Santa, uma coalizão militar formada por Estados católicos e liderada pela monarquia espanhola e um grupo de territórios que fazem parte do que hoje é a Itália.

Antes do nascimento da atual Turquia, a região fazia parte do Império Otomano desde o século 15, quando a cidade de Constantinopla - hoje Istambul - foi tomada pelos otomanos. Até então, ela era a capital do Império Romano do Oriente, tendo sido fundada pelos romanos com o nome de Bizâncio.

Califado Omíada

O Califado Omíada foi marcado tanto pela expansão territorial e pelos problemas de ordem administrativa e cultural que essa expansão criou. Em sua maior extensão, o Califado Omíada cobria 15 000 000 km², fazendo dele o maior império que o mundo tinha visto até então, e o quinto maior que já existiu.

Califa é um título atribuído ao líder religioso da comunidade islâmica, considerado pelos muçulmanos como um dos sucessores do profeta Maomé. O califa é o chefe máximo de um califado, que consiste numa espécie de sistema de governo dos muçulmanos que se baseia nas leis islâmicas (sharia).

O califa é literalmente o sucessor do profeta como chefe da nação e líder da 'umma', comunidade de muçulmanos, e tem o poder de aplicar a lei islâmica (sharia) na terra do Islã.

A civilização árabe surgiu no século VII, na Península Arábica, com tribos de origem semita. Anteriormente, elas já compartilhavam algumas características, como a língua, mas foi somente nessa época que obtiveram união política, conquistada na esteira da pregação do Islã, religião então recém-nascida.

A religião muçulmana é o Islã, ou seja, os muçulmanos são os seguidores dessa religião. Embora seja um equívoco recorrente, muçulmanos e árabes não são sinônimos!

Califado Ortodoxo (632–661)

  • Abacar ( r. 632–634)
  • Omar ( r. 634–644)
  • Otomão ( r. 644–656)
  • Ali ( r. 656–661)
  • Haçane ibne Ali ( r. 661) (somente para os xiitas)

Na segunda metade do século XIII, o líder turco Otman, ou Osman, fundou o seu império, que ficou conhecido como Império Turco-Otomano.

O advento da Primeira Guerra Mundial em 1914 acelerou a desagregação do Império Otomano, já que a guerra provocou um colapso generalizado tanto na Europa quanto no Oriente Médio. Os otomanos foram aliados dos alemães e austríacos durante a guerra contra os russos, ingleses e franceses.

O que se sabe é que, sob o comando de um líder chamado Osman I, ou Othman, esses turcos ficaram conhecidos como otomanos. Foram eles que mais tarde derrotariam os bizantinos em Constantinopla, em 1453, e, sob a liderança de Maomé II, conquistariam territórios na Europa (nas atuais Grécia, Hungria, Bulgária e Sérvia).