Como saber se a burrata estragou?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 18 votos

A presença de mofo, uma mudança na cor, no cheiro ou no sabor do produto são sintomas de que o queijo não se encontra em bom estado.

Verifique a textura
Caso o queijo esteja com aspecto diferente do que costuma ter, é recomendado jogá-lo fora, mesmo que esteja dentro da validade. Nesse caso, ainda é possível fazer uma reclamação diretamente ao distribuidor, fabricante ou até mesmo ao órgão responsável pelos direitos do consumidor.

A melhor forma de saber se o queijo está estragado é verificar se a textura ou o aroma estão diferentes de como estava quando foi comprado. Caso o queijo esteja com aspecto diferente do que costuma ter, é indicado jogá-lo fora, mesmo que esteja dentro da validade.

Qualquer tipo de queijo que esteja cortado, fora da embalagem, deve ser conservado em geladeira. Quando a borda do queijo está esbranquiçada significa que há nele mofo ou levedura. Para isso, basta lavá-la e enxugá-la.

"Se não consumir no ato do recebimento, conservar na geladeira por até três dias", indica a empresa Liv Up, que comercializa burratas do fornecedor Fior d'Italia. Além disso, o produto não deve ser congelado e precisa ser retirado da geladeira um pouco antes do consumo para melhor consistência e sabor.

Dor na barriga, diarreia e vômitos são sintomas que podem acontecer quando se come um queijo estragado. Infecção ou intoxicação alimentar são doenças transmitidas por alimentos que geralmente acontecem quando o alimento está fora do prazo de validade ou quando sua conservação não foi feita de maneira adequada.

Beber muitos líquidos. O consumo de muitos líquidos durante a intoxicação alimentar é bastante importante, pois evita a desidratação, repõe os líquidos perdidos por meio dos vômitos e da diarreia e faz com que a a recuperação aconteça de forma mais rápida.

Leite de búfala, creme de leite, fermento, coalho e sal. Não congelar.

Minas Frescal, Ricota, Cottage e Mussarela de Búfala
Uma vez aberto deve ser consumidos em 4 a 5 dias conforme instruções do fabricante. Os demais queijos também devem ser embalados em papel filme ou guardados em recipiente fechado.

Esse prazo depende do tipo de queijo. Queijos mais frescos, com bastante soro, como minas, cottage, burrata e ricota costumam durar em média 5 dias na geladeira. Os queijos mais duros ficam bem preservados de 15 dias a um mês quando estão refrigerados.

5 dias

QUEIJOS FRESCOS
São queijos com alto teor de umidade, que desprendem soro facilmente, portanto devem ser conservados dentro da geladeira. Além disso, para ter o seu queijo fresco sempre no ponto certo para o consumo, coloque-o dentro de um pote hermeticamente fechado e consuma em, no máximo, 5 dias.

qualidade do que quer dizer que o queijo parmesão está. muito me aturar esses pontos brancos são cristais chamados cristais de tiro Azul a tirosina é um aminoácido. e é gerado durante a maturação do queijo por isso que o queijo parmesão.

Qual o fungo do queijo gorgonzola? Esse mofo é chamado de “penicilium roqueforti”, presente também no queijo Roquefort. Basicamente a diferença entre esses dois queijos é o leite – de vaca, no caso do gorgonzola; e de ovelha, no Roquefort.