Qual vinho combina com burrata?

Perguntado por: afreitas9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Queijos de pasta mole, como o brie ou a burrata, vão muito bem com vinho branco à base de Chardonnay e passado em barrica, como o Edoné Cuvée de María Extra Brut. Para quem não dispensa um tinto, rótulos feitos com a uva Pinot Noir também podem equilibrar combinação.

Opcional: para harmonizar, uma taça de vinho branco seco, como Pinot Grigio, Sauvignon Blanc, Chardonnay ou espumante. Modo de preparo: Em uma assadeira pequena, espalhe os tomates, o alho e tempere com sal, pimenta e bastante azeite.

Harmonizações tradicionais e fáceis de acertar

  • Camembert, Gouda e Brie com brancos e tintos leves.
  • Queijo roquefort com vinho do Porto ou Espumantes.
  • Queijo Gorgonzola com tintos encorpados.
  • Queijo Ricota, de cabra ou Cottage com vinhos brancos leves.
  • Queijo Emmental, Pecorino, Grana Padano e Gruyère com tintos encorpados.

Dentre as opções, o parmesão 12 meses, o cheddar, o roquefort e o emmenthal combinam com o vinho carménère. Há, ainda, a alternativa de harmonizar carménères com queijos envelhecidos, como o Gouda, que realçam a complexidade de sabores da bebida.

E os vinhos produzidos com a uva Tempranillo são extremamente versáteis, e combinam bem com carnes vermelhas, tanto grelhadas quanto defumadas, queijos e massas. Pratos típicos espanhóis também são uma boa pedida na hora de harmonizar com o seu Tempranillo!

Queijos azuis, como os do tipo gorgonzola e roquefort, harmonizam com: vinhos de sobremesa (Vinho do Porto, Sauternes ou Colheita Tardia).

Os pinot noirs harmonizam bem com medalhões de filé-mignon. Prefere outros tipos de carne? Cortes suínos sem muita gordura, aves de caça, como pato e codorna, além de frango assado, são outras opções que podem servir como acompanhamento. Carne de pato e vinhos pinot noir formam uma combinação e tanto!

brie

As melhores opções para um vinho como o Bicicleta Pinot Noir são queijos suaves, como o brie (rei dos queijos Franceses), cuja textura cremosa e sabor suave a manteiga salgada complementam bem a frescura desse vinho.

Já os queijos que vão bem com o vinho Merlot são maturados, como Cheddar, Parmesão, Pecorino Suíço, Edam, Manchego, e outros. Além disso, massas ou risotos à base de molho de tomate também são uma ótima pedida para harmonizar com o vinho Merlot!

Tintos no geral combinam muito bem com diversos sabores de pizza. Os clássicos como marguerita são opções interessantes, mas o destaque vai para as variações mais intensas, como a de calabresa e a de quatro queijos que harmonizam perfeitamente com cabernet sauvignon de forma especial.

Qual o vinho mais suave Merlot ou Carménère? O Merlot é mais suave, já que seu tanino é menos intenso, mesmo assim sua textura costuma ser mais encorpada e rugosa, em comparação ao Carménère que, mesmo com taninos mais intensos, carrega uma textura bem aveludada ao paladar.

Harmonização da Carménère
Vinhos com corpo médio harmonizam com pratos com a mesma intensidade. Por isso, a uva Carménère pode acompanhar frutos do mar bem condimentados, carnes brancas e vermelhas, massas, risotos e queijos, entre muitas outras opções.