Quem foi o rei Salomão da Bíblia?

Perguntado por: zgonzaga . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.2 / 5 20 votos

O rei Salomão foi o terceiro rei de Israel, filho de Davi e Bate-Seba. O rei Salomão governou sobre Israel aproximadamente entre 971 e 931 a.C. Salomão é conhecido por sua sabedoria, e por ter sido o rei que construiu o primeiro Templo de Jerusalém.

Salomão, cujo nome significa “o pacífico”, foi o segundo filho do rei David de Israel, “o escolhido por Deus” e uma das suas últimas esposas, Betsabé, e embora não fosse o primeiro na linha de sucessão, foi investido rei quando tinha cerca de 15 anos de idade, antes de o pai morrer.

II Crônicas 1:7–12—Salomão pede sabedoria e conhecimento. I Reis 3:16–28—Salomão indica quem é a mãe de uma criança. I Reis 4:29–30, 34—Deus abençoa Salomão com sabedoria e entendimento.

Foi o terceiro na linhagem dos reis de Israel e governou todo o país durante 40 anos, no período subsequente ao reinado de Davi. Salomão foi o filho que Davi teve com Bate-Seba. Os registros da sua história constam no 1º livro de Reis (cap.1 a 11) e nos dois livros de Crônicas.

Ascendeu ao trono graças a manobras de sua mãe, Betsabéia, que fora esposa de um general de Davi, o hitita Urias. Ao assumiu o poder, executou um a um seus oponentes, entre eles o irmão Adonias e o general Joab, que haviam conspirado contra Davi.

Nos últimos anos da vida de Salomão, ele desobedeceu aos mandamentos do Senhor casando-se com muitas mulheres fora do convênio. Algumas das esposas de Salomão o incentivaram a adorar ídolos e afastar seu coração do Senhor. Depois da morte de Salomão, seu filho Roboão decidiu aumentar as imposições ao povo.

A virtude de Salomão
Ao ser inquirido por Deus quanto a qualquer pedido que quisesse lhe fazer, [Salomão] escolhera a sabedoria, do que se depreende o quanto já era sábio.

de Israel com apenas 12 anos de idade. Segundo o Antigo Testamento, Deus apareceu para ele. e ofereceu dar-lhe o que quisesse, mas o jovem pediu. apenas sabedoria para governar seu povo.

Salomão: “Ó Deus de meus pais e Senhor de misericórdia, tudo fizeste com a tua Palavra, com tua Sabedoria criaste o ser humano e com tua Sabedoria governas o mundo com santidade e justiça” (9,2-3). Político: Dai-me consciência, ó Senhor! Eu preciso de Deus criador, santo e justo.

Mas, como já disse antes, precisamos lutar diariamente contra a falta de fé, o egoísmo e a ganância. Então, se você tem levado a vida como o rei Salomão, reconheça hoje mesmo os seus pecados, peça perdão ao Senhor por cada um deles e volte a viver os planos dEle para você.

Salomão faleceu em Jerusalém, provavelmente em 930 a.C. Após sua morte, a Palestina se dividiu em dois reinos. Dessa cisão, veio o enfraquecimento do povo hebreu, a perda do seu território e a dispersão do seu povo. O Templo de Salomão foi destruído cinco séculos mais tarde pelos invasores babilônicos.

Jerusalém

Yahweh

Yahweh é o nome pessoal de Deus, tão intimamente identificado com seu ser que muitos judeus ortodoxos se recusam a pronunciá-lo, dizendo em vez disso HaShem (“o nome”) ou Adonai (“Senhor”), para guardar a santidade desse nome.

Roboão

Roboão teve dezoito mulheres e sessenta concubinas, e teve vinte e oito filhos e sessenta filhas.