Quem foi Napoleão Bonaparte?

Perguntado por: oescobar3 . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Napoleão foi um estadista e líder militar francês que ganhou destaque durante a Revolução Francesa e liderou várias campanhas militares de sucesso durante as Guerras Revolucionárias Francesas. Foi imperador dos franceses como Napoleão I de 1804 a 1814 e brevemente em 1815 durante os Cem Dias.

Napoleão Bonaparte foi um militar que ganhou prestígio ao liderar tropas francesas na luta contra as forças contrarrevolucionárias que procuravam pôr fim à Revolução Francesa. Tornou-se cônsul da França por meio de um golpe, realizado em 1799. Em 1804, autocoroou-se imperador.

Assim, em 1808, Napoleão decide invadir Portugal – que historicamente sempre teve fortes laços econômicos com os ingleses – obrigando que a corte portuguesa viesse para o Brasil e transferisse toda a estrutura para o Rio de Janeiro, o que acabou por acelerar o nosso processo de independência.

O objetivo principal de Napoleão era arruinar a economia da Inglaterra e possibilitar que a França expandisse seu mercado consumidor. Caso algum país desrespeitasse tal medida, haveria invasão de seu território pelas tropas francesas.

Napoleão Bonaparte foi um famoso general francês que acumulou influência pelas suas importantes vitórias militares durante os anos da Revolução Francesa. Ele alcançou o poder da França por meio de um golpe conhecido como Golpe de 18 de Brumário, realizado em 1799. O general manteve-se no poder por praticamente 15 anos.

O resultado do plebiscito foi uma vitória avassaladora para Napoleão. O resultado do plebiscito, que aconteceu em novembro de 1804, só confirmou o que havia sido costurado politicamente, uma vez que, em maio de 1804, o Senado já havia aprovado a transformação de Napoleão em imperador da França.

Frase de Napoleão Bonaparte “Na vitória, você merece Champanhe. Na derrota você precisa dele.” – Foto de Sacra Rolha Champanharia, São Paulo - Tripadvisor.

5 de maio de 1821

No dia seguinte à sua morte sob custódia britânica, 5 de maio de 1821, dezesseis observadores compareceram à autópsia, sete médicos entre eles. Eles foram unânimes em sua conclusão: Napoleão morrera de câncer no estômago.

Luís XVIII

Luís XVIII (Versalhes, 17 de novembro de 1755 – Paris, 16 de setembro de 1824), conhecido como Luís, o Desejado, foi o Rei da França e Navarra de 1814 até sua morte, exceto por um período em 1815 conhecido como o Governo dos Cem Dias.

Em 9 de novembro de 1799, no que ficou conhecido como Golpe do 18 Brumário, Napoleão ascendeu ao poder como cônsul. “As vitórias no campo militar e econômico – e o consequente apoio dos grupos mais abastados – deram a ele a legitimidade para alcançar a condição de imperador”, segundo Carvalho.

Tornou-se uma personalidade importante na França e chegou ao poder por meio de um golpe conhecido como Golpe de 18 de Brumário. Como governante da França, Napoleão foi primeiro cônsul, cônsul vitalício e imperador. Ele expandiu as fronteiras francesas e travou uma longa e dura guerra contra os ingleses.

Introdução. A Era Napoleônica é assim chamada em referência ao período em que Napoleão Bonaparte governou a França, entre 1799 e 1815, encerrando a Revolução Francesa.

Nele, Napoleão realizou a redistribuição de terras, conseguindo simpatia dos camponeses; reformou o sistema tributário e criou o Banco da França, controlando o processo de emissão de moedas e contendo a inflação; realizou ainda obras públicas e incentivou a educação primária da população francesa, além de militarizar a ...

Bonaparte agora tinha comando absoluto da França e havia expandido seu novo império ao conquistar a Bélgica, os Países Baixos, a Suíça e boa parte da Alemanha ocidental e o norte da Itália.

Napoleão chegou ao poder apoiado pela burguesia e pelo exército, pois o seu governo seria a garantia da continuação dos ideais da Revolução Francesa.

A falta de suprimentos afetava diretamente a capacidade das tropas napoleônicas de lutar. O rigoroso inverno e os constantes ataque russos foram os fatores que fizeram os franceses recuarem. Dos mais de 500 mil soldados que marcharam com Napoleão, menos de 50 mil retornaram para a França.